Categories: CidadesGeralIlhabela

Prefeitura de Ilhabela implanta mais um mecanismo de tradução automática

Além do Translater, agora a comunidade surda terá acesso ao VLibras

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde disponibilizou e colocou em prática mais um instrumento de inclusão, trata-se do VLibras, conjunto de ferramentas computacionais de código aberto utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O mecanismo possibilita às pessoas surdas, por meio de computadores, dispositivos móveis e plataformas Web, acesso a conteúdo: educativos, institucionais e informativos, divulgados no site oficial de seu município.

Libras em Saúde

A proposta de implantação no principal meio de comunicação oficial de Ilhabela, o site oficial, surgiu a partir do projeto “Libras em Saúde”, que existe desde do ano passado e tem como objetivo a multiplicação da Libras nos espaços de saúde, viabilizando a comunicação básica com a comunidade surda de Ilhabela e turistas.

As ações do projeto incluem: capacitar profissionais da saúde em geral, recepcionistas, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem entre outros, para que os mesmos sejam capazes de antecipar um prévio acolhimento ao usuário surdo, em todas as unidades de saúde, até a chegada da intérprete, Thalita Souza, para dar continuidade nas consultas.

Os objetivos específicos do projeto incluem: viabilizar o conhecimento das pessoas surdas do município, usuários do Sus; promover e difundir as determinações legais da língua dentro da especificidade nos serviços de saúde e com isso contribuir com acessibilidade surdos nos serviços de saúde.

Os cursos são organizados pelo Núcleo de Educação em Saúde (Nes) e divididos em níveis de aquisição de vocabulário (sinais), iniciando com a apropriação dos sinais específicos ao prévio atendimento. Os cursos contam com o básico da conversação em Libras por meio de dinâmicas, exercícios, aulas básicas e teóricas, ministradas por intérprete, atuante na comunidade surda e uma instrutora surda, potencializando a aprendizagem dos profissionais.

Com esta ação a Secretaria de Saúde passa a cumprir as determinações impostas pelo decreto federal 5.626, em seu artigo 25º, regulamentado pela Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e assegura aos surdos o direito à informação e ao atendimento em toda a Administração Pública, por servidor em condições de comunicar-se através da Libras.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Em terras portuguesas, Al-Nassr de Jesus e CR7 mira contratação de Bruno Fernandes, do United

Atualmente a cumprir um período de estágio na Áustria, a formação saudita escolheu Portugal para…

2 minutos ago

A gente quer ser um Flamengo

– Nem o Andrés, que eu fiquei no pé 16 anos, fui na Justiça contra…

1 hora ago

PFL 8: Imagens fortes! Lutador fica com

Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…

2 horas ago

Vitinho pede mais tempo para decidir sobre futuro, e Fluminense desiste de contratação

Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…

3 horas ago

Torcedor joga sal grosso em estádio de lanterna da Série B

A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…

4 horas ago

NFL: Micah Parsons pede para sair dos Cowboys:

Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…

5 horas ago