A Prefeitura de Ilhabela iniciou na semana passada a restauração da canoa Vencedora, símbolo da tradição caiçara do município.
A canoa estava exposta na praça Coronel Julião, Vila (Centro Histórico). “Estou feliz de ver o processo de restauração da canoa “Vencedora”, um ícone da tradição e cultura caiçara da nossa cidade. Encontramos esse importante patrimônio cultural do município largada, tomando chuva, sem manutenção e cuidado. Em breve ela estará totalmente reformada”, declarou o prefeito Toninho Colucci.
No processo de restauração, a canoa será lixada para melhor análise e as partes danificadas, como madeira podre e infestadas por cupim, serão retiradas e preenchidas com madeira. Haverá ainda dedetização para maior proteção e uma massa dará o acabamento e depois recebe a pintura.
Vencedora
A canoa-de-voga “Vencedora”, tem cerca de 11 metros de comprimento e escavada em um tronco de Jequitibá.
A “Vencedora” foi doada para a Prefeitura de Ilhabela pela caiçara de origem nipônica Renato Kengo Imakawa, que a herdou de seu avô, Bungoro Naka.
O avô de Renato havia comprado a canoa de um homem chamado Ernesto Tagé, um dos últimos senhores de engenho da ilha, proprietário do antigo engenho de aguardente da Praia do Jabaquara.
Uma operação, que envolveu equipes da Assistência Social, Guarda Civil Municipal, Serviço Especializado de Abordagem…
Começou nesta quinta-feira, 17, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, a terceira etapa da Taça…
Ele está proibido de usar redes sociais e conversar com aliados A Polícia Federal cumpre…
Entre os dias 19 e 26 de julho de 2025, moradores e turistas que estiverem em…
A grande final do tradicional Festival Sertanejo de São Sebastião 2025 agitou o Arraiá Caiçara…
Candidato à habilitação flagrado a pé, instrutor, diretora de ensino e dono da autoescola são…