Prefeitura de Ilhabela inicia restauração de canoa símbolo da tradição caiçara

A Prefeitura de Ilhabela iniciou na semana passada a restauração da canoa Vencedora, símbolo da tradição caiçara do município.

A canoa estava exposta na praça Coronel Julião, Vila (Centro Histórico). “Estou feliz de ver o processo de restauração da canoa “Vencedora”, um ícone da tradição e cultura caiçara da nossa cidade. Encontramos esse importante patrimônio cultural do município largada, tomando chuva, sem manutenção e cuidado. Em breve ela estará totalmente reformada”, declarou o prefeito Toninho Colucci.

No processo de restauração, a canoa será lixada para melhor análise e as partes danificadas, como madeira podre e infestadas por cupim, serão retiradas e preenchidas com madeira. Haverá ainda dedetização para maior proteção e uma massa dará o acabamento e depois recebe a pintura.

Vencedora

A canoa-de-voga “Vencedora”, tem cerca de 11 metros de comprimento e escavada em um tronco de Jequitibá.

A “Vencedora” foi doada para a Prefeitura de Ilhabela pela caiçara de origem nipônica Renato Kengo Imakawa, que a herdou de seu avô, Bungoro Naka.

O avô de Renato havia comprado a canoa de um homem chamado Ernesto Tagé, um dos últimos senhores de engenho da ilha, proprietário do antigo engenho de aguardente da Praia do Jabaquara.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!