
Prefeitura de São Sebastião promove a 9ª Semana Municipal da Pessoa Idosa
Em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove de 1º a 7 de outubro, a 9ª Semana Municipal da Pessoa Idosa. A iniciativa reúne uma programação diversificada, com atividades culturais, esportivas, educativas e de promoção à saúde voltadas para o público idoso.
A abertura oficial será no dia 1º de outubro, às 14h30, no Teatro Municipal, com o evento ‘Festival 60+’, gratuito e com diversas atrações, entre elas, apresentações do Coral da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), grupos de dança e coreografias da Fundass, grupo Fandangueiras Caiçaras e músicos convidados no violão, teclado e sanfona. Na ocasião, os atletas e grupos de vôlei adaptado da Seesp e do Tebar Praia Clube também serão homenageados.
No dia 2 de outubro, das 8h30 às 11h30, o Auditório da Seduc recebe a mesa-redonda com o tema ‘Envelhecer com qualidade de vida’, além da apresentação do Grupo Aleluia de Fandango Caiçara.
O encontro contará ainda com palestras sobre saúde e envelhecimento, ministradas por especialistas. A nefrologista Mariana Arreaza Giovanetti abordará o tema infecção urinária; a endocrinologista Isadora Helena Pereira Alves falará sobre diabetes; e a diretora da Sepedi, a geriatra Lidiane Sacardo, tratará da relação entre memória e envelhecimento.
Na mesma data, haverá ainda ações descentralizadas de saúde em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau) e a Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS).
A programação segue no dia 3 de outubro, das 14h às 16h30, no Anfiteatro da Rua da Praia, com o evento ‘Vida Ativa na Melhor Idade’. O público poderá participar de atividades físicas e culturais como canoa havaiana, alongamento, zumba, ritbox, fullstep, jumpstrong, fitdance e curtir apresentações musicais ao vivo. Também serão oferecidos serviços de saúde como vacinação, aferição de pressão arterial e práticas integrativas.
No dia 6 de outubro, têm atividades intergeracionais em Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis). Às 9h, o Lar Vicentino recebe a apresentação do violinista Wendell Eliabe, da Secretaria de Educação (Seduc), e às 14h, o Lar Harmonia será palco da intervenção artística dos Doutores Palhaços de São Sebastião.
O encerramento do festival será no dia 7 de outubro, com a vivência do programa Praia Acessível, no Rancho dos Pescadores, em Boiçucanga, das 9h às 12h. A atividade contará com alongamento, funcional, zumba, canoa havaiana, vôlei adaptado e música ao vivo.
Dia Mundial do Idoso
O Dia Mundial do Idoso é celebrado em 1º de outubro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de chamar a atenção para as questões relacionadas ao envelhecimento e à necessidade de garantir qualidade de vida, dignidade e direitos para a população idosa.
A data também representa um momento de reflexão sobre a importância de valorizar e respeitar as pessoas idosas, reconhecendo sua contribuição para a sociedade. É uma oportunidade de promover a conscientização social acerca dos desafios que envolvem o envelhecimento e de reforçar o combate ao preconceito etário (idadismo), ainda presente em muitos contextos. Além disso, destaca-se a necessidade de fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas à saúde, ao bem-estar, à inclusão social e à proteção da população idosa, assegurando mais dignidade e qualidade de vida a esse público.
O Brasil é um dos países que mais envelhece no mundo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, tornando ainda mais urgente a criação de estratégias que assegurem os direitos da pessoa idosa.