Prefeitura intensifica campanha “Não dê esmola, dê futuro” no Carnaval

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, intensificará as ações dentro da campanha “Não dê esmola, dê futuro”, cujo objetivo é o atendimento à população de rua.

Equipes estarão de plantão nas ruas e também atendendo as pessoas que procuram diretamente o Creas (Centro de Referência de Assistência Social).

Desde o início de 2019, mais de 1.000 pessoas foram atendidas. Boa parte das pessoas foi encaminhada ao município de origem e outras foram acolhidas na Casa Transitória. As abordagens são realizadas de segunda a segunda durante todo o dia. A campanha foi iniciada em outubro 2017 e quase 9 mil pessoas foram atendidas.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que o trabalho tem sido feito diariamente. “Devido à alta temporada, muitas pessoas procuram o município em busca de uma oportunidade, não conseguem e ficam a mercê das ruas”, disse.

“Pedimos total apoio da população ajudando de forma adequada, que é por meio de contato com a Casa Transitória ou com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para que sejam acolhidos corretamente”, destaca.

A maioria dos casos envolve questões de saúde, como problemas psiquiátricos e drogas e também, aqueles que vêm em busca de oportunidades.

Atendimento passo a passo

O primeiro passo é o acolhimento e este momento se dará com o deslocamento de uma equipe especializada da Casa Transitória até o local indicado para acolher estas pessoas.

A partir daí, elas são encaminhadas à Casa para receber todo o suporte, inclusive com as quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).

O próximo passo é proporcionar, além da alimentação, apoio físico e psicológico. Também são fornecidos produtos de higiene pessoal e banho.

Além disso, a equipe técnica responsável busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.

Documentos pessoais dos acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.

Serviço:

Casa Transitória Luz do Caminho

Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo

Telefone: (12) 3887 – 6287

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS

Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan

Telefone: (12) 3882 – 5236

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Associação de Voo Livre adota medidas após ocorrências do fim de semana no Mirante de Santo Antônio

O presidente da Associação de Voo Livre Caiçara de Caraguatatuba, Samuel Monteiro, afirmou, em entrevista…

2 horas ago

Governo Municipal altera cronograma de entrega de medicamentos de alto custo nas UBS

Houve alteração nas datas de entrega dos processos de medicamentos de alto custo nas Unidades…

23 horas ago

Ação integrada entre cidades resulta na prisão de dupla por estelionato com apoio do SmartSãoSeba

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Polícia Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança…

23 horas ago

Morador de Caraguá morre após ser atropelado na Rodovia dos Tamoios

A Polícia Civil registrou na madrugada desta segunda-feira (17), a morte de um homem de…

1 dia ago