O plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba recebeu na tarde de quinta-feira (23) a sétima e última sessão ordinária, de 2023, do Programa Câmara Jovem. O encontro foi marcado pela apresentação de uma indicação, uma moção de congratulação e um projeto de lei. A cerimônia solene de encerramento está programada para o dia 6 de dezembro, às 19horas, no plenário da Câmara Municipal.
A indicação nº 07/23 de autoria da primeira secretária, Laura Bevilaqua Nascimento Santos, que indica a implantação de aulas avançadas em escolas públicas, foi aprovada por unanimidade em votação pelos jovens vereadores.
Em defesa de sua propositura, a jovem vereadora Laura explicou: “Propus esta indicação, que é de extrema importância, pois notei que em minha escola alguns alunos não possuem tantos recursos tecnológicos para aprimorar o conhecimento nos conteúdos das disciplinas e ter mais chances de conseguir vagas em bons colégios. As aulas avançadas me auxiliaram a conseguir uma nota mais alta e isso foi muito importante para contribuir com nossa aprendizagem e experiências”.
A jovem vereadora Nathália Cruz de Oliveira elogiou a propositura trazida pela colega: “Em minha escola também realizamos estudos avançados, inclusive participo e aprendo muito todas as semanas. Infelizmente não são todos os estudantes que possuem esta oportunidade”, frisou.
A moção de congratulação nº 05/23 de autoria da jovem vereadora Rebecca Rodrigues de Couto, que manifesta congratulações com o professor João Lima, economista e gestor de recursos, pela palestra ministrada no dia 07 de novembro no Ciclo de Debates promovido pela Câmara Jovem de Caraguatatuba com o tema “Investindo no futuro: A importância da educação financeira” também foi aprovada por todos os jovens vereadores.
“Foi, sem dúvida, uma tarde muito produtiva e enriquecedora, de reflexões e ensinamentos para todos. Sua participação voluntária no Ciclo de Debates sobre a importância da educação financeira foi, não apenas uma contribuição valiosa para o conhecimento dos presentes, como também um gesto notável de altruísmo ao compartilhar suas experiências como economista e gestor de recursos”, declarou a jovem vereadora em sua justificativa.
Terminado o expediente, os jovens vereadores tiveram a oportunidade de fazer uso da tribuna para defender seus ideais e convicções e ainda, agradecer pela oportunidade de fazer parte da quinta edição do Programa Câmara Jovem.
“Amei compartilhar esta experiência com meus colegas jovens vereadores e levarei os ensinamentos por toda minha vida. Espero que os próximos jovens vereadores que comporem a Câmara Jovem 2024 tenham um excelente ano letivo assim como todos nós tivemos”, declarou a jovem vereadora Clara dos Santos Armani.
Já na Ordem do Dia, foi discutido e deliberado o projeto de lei nº 07/23 do jovem vereador Heitor Romancini Malicia, que institui o Programa de Sustentabilidade Jovem no âmbito do município de Caraguatatuba, com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis entre os jovens e promover a conscientização ambiental.
Em defesa de sua propositura, Heitor destacou: “Criei este projeto pois me importo muito com o meio ambiente e a causa animal e decidi montar um comitê que seria responsável pela conscientização de alunos de escolas públicas e particulares de Caraguatatuba. Em nossa cidade, quando são realizados mutirões de limpeza, toneladas de lixo são retiradas, o que é muito preocupante, pois pode prejudicar nosso meio ambiente e a vida de muitos animais marinhos”.
A jovem vereadora Nicoly Gomes Menezes parabenizou o colega pela iniciativa da propositura: “Um projeto de extrema importância para trabalhar a conscientização de nós, jovens e também para as gerações futuras, contribuindo para nossa saúde”, disse. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos jovens vereadores.
Ao final da sessão, a presidente do Programa Câmara Jovem, Naara Correa Lopes agradeceu ao Presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar, e a todos os colegas pela contribuição nos encontros: “Obrigada a todos pela oportunidade de fazerem parte de minha vida e de meus aprendizados”, afirmou.
Para o Coordenador do Programa Câmara Jovem, Dr. Carlos Alberto Paulino Ferreira, uma experiência muito enriquecedora: “Quero agradecer o gesto de generosidade e companheirismo dos jovens vereadores, professores e colaboradores da Câmara Municipal ao longo deste ano. Estes momentos serão eternizados na vida de todos vocês. Deixo a quinta edição do Programa Câmara Jovem com um sentimento de muita alegria, satisfação e dever cumprido, além de ser uma referência para toda nossa região”, ressaltou.
O jovem vereador Heitor Romancini Malicia destacou a importância da colaboração do jovem vereador Paulo Edward Reis Martins para promover a inclusão em nossa sociedade: “O Paulo foi um dos principais motivos para nos tornarmos pessoas mais inclusivas e sem sua participação não teríamos o mesmo conhecimento que adquirimos e hoje me considero uma pessoa melhor graças a ele”, finalizou.
O sorteio do concurso 2.865 da Mega-Sena foi realizado na noite desta terça-feira (20), em…
O Corpo de Bombeiros salvou a vida de um idoso de 69 anos, na manhã…
Em dois anos, foram realizados mais de 118 mil atendimentos de vítimas de carros e…
Um dos eventos mais aguardados do ano, o Caraguá a Gosto, chega à sua 20ª…
Ilhabela já se prepara para receber mais uma edição de um dos eventos gastronômicos mais…
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, anunciou que, a partir desta terça-feira (20), todas as…