Projeto que regulamenta audiências públicas da Câmara será discutido em extraordinária

Nesta sexta-feira, 24 de julho, às 18h, acontecerá a 02ª sessão extraordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba. Os vereadores irão discutir e votar o projeto de resolução de nº 04/20 da Mesa da Câmara – que dispõe sobre a regulamentação das audiências públicas do Poder Legislativo de Caraguatatuba e dá outras providências.

A proposta visa somente regulamentar a realização das audiências públicas promovidas pelo Poder Legislativo. A presidência da Casa afirma que a propositura não implica em nada com as tramitações dos projetos protocolados na Câmara.

Entende-se como audiência pública para os efeitos desta resolução o ato integrante do processo legislativo que se traduz em instrumento de participação social, de caráter presencial ou virtual, consultivo, aberto a qualquer interessado, com a possibilidade de manifestação oral dos participantes, cujo objetivo é subsidiar decisões legislativas e governamentais.

De acordo com o artigo segundo do projeto, as audiências públicas serão precedidas de expedição do edital de divulgação prévia do documento convocatório que constará, no mínimo, a data, o horário, o local da reunião, a matéria objeto da convocação, a forma de cadastramento dos participantes e a forma de participação do público em geral, sendo obrigatória a ampla publicidade da audiência, com a publicação no sítio eletrônico da Câmara Municipal e a afixação na sede da Edilidade com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis.

Outro ponto importante da proposta é que a secretaria da Câmara fará o registro e a sistematização das manifestações e contribuições recebidas, de modo a preservar a integridade de seus conteúdos e lavrará ata circunstanciada dando o devido encaminhamento aos vereadores, as autoridades participantes ou a quem estes indicarem.

Em sua justificativa, a Mesa da Câmara ressalta que a pandemia obrigou países do mundo inteiro a adotarem distanciamento social, indicado pela Organização Mundial da Saúde como protocolo de prevenção e contenção da escala de contágio.

Assim, diversos órgãos, seguindo tais orientações, adotaram uma série de medidas restritivas, comprometendo consideravelmente as atividades legislativas de modo a exigir que os trabalhos acontecessem por meio de videoconferência. O projeto a ser votado nessa sessão extraordinária contribuirá para regulamentar tais medidas.
A sessão extraordinária, como todas as atividades da Câmara, será por meio de videoconferência e transmitida ao vivo pela internet, através do site: www.camaracaragua.sp.gov.br, pelo facebook e aplicativo oficial da Câmara Municipal e pelo youtube.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Idosa é resgatada após queda em trilha na praia Cedro Sul em Ubatuba

O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde deste sábado (5), para atender uma ocorrência…

2 horas ago

Governo de SP apresenta projeto de concessão das Travessias Hídricas em Portugal

Concessão do sistema de transporte aquaviário tem leilão marcado para outubro O governador do Estado…

4 horas ago

Prefeitura de Ilhabela mantém agenda repleta de eventos esportivos até dezembro

Quem circula pela cidade de Ilhabela logo percebe a prática de esportes diversos, assim como…

4 horas ago

Motoboys envolvidos em quebra-quebra em residência no Pontal Santa Marina podem responder criminalmente; polícia analisa vídeos.

Imagens que já estão em poder da Polícia mostram dezenas de entregadores derrubando portão e…

7 horas ago

Radar instalado em Ilhabela capta chuvas ‘ocultas’ pela Serra do Mar, mostra Defesa Civil de SP

Equipamento no Litoral Norte permite detectar chuvas que não são visualizadas por radares de longo…

11 horas ago