Projeto que regulamenta o recolhimento de veículos abandonados é aprovado pela Câmara

O Projeto de Lei que regulamenta o serviço de recolhimento de veículos abandonados em vias e logradouros públicos, de autoria da Prefeitura de Caraguatatuba, foi aprovado ontem (23/10), durante sessão ordinária da Câmara Municipal.

A propositura, que também regulamenta a remoção e guarda de veículos envolvidos em ocorrências policiais e de trânsito, visa tornar mais abrangente e eficaz a normatização do serviço já realizado no município.

 Sob a responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, a operação já tirou das ruas mais de 150 veículos abandonados em vias públicas da cidade em menos de 60 dias de fiscalização.

O projeto define como veículos (motos, carros ou caminhões) abandonados aqueles que permanecem irregularmente em áreas públicas por mais de 10 dias ou em áreas privadas por qualquer tempo; que representem algum risco à saúde e à segurança públicas e que impeçam ou dificultem a livre circulação de veículos e/ou pedestres.

São observadas condições dos veículos como vidros quebrados, pneus murchos, sem para-lamas, sem bancos ou todo enferrujado, que funcionam como pontos acumuladores de águas de chuva e que, por conseguinte, acarretam a proliferação dos criadouros do mosquito aedes aegypti e o consequente aumento dos casos de dengue.

As sucatas são levadas para um pátio credenciado, localizado na região do bairro do Tinga. O trabalho é realizado pelos agentes de trânsito, que constatam o estado de abandono a aplicam as multas cabíveis, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro.

Antes de fazer a remoção, o proprietário é identificado e notificado via Correios, recebendo um prazo de 24 horas para a retirada do veículo, a contar pela data do recebimento da notificação.

Caso o proprietário não seja identificado, a Prefeitura faz a notificação por meio de publicação de um edital em jornal de circulação na cidade. No caso de ficar constatado por laudo do setor competente da Secretaria Municipal de Saúde que o veículo apresenta risco para a saúde pública, a remoção será imediata.

Passado o prazo da notificação ou do edital, o veículo será imediatamente recolhido pela Prefeitura ao pátio, ficando à disposição do seu proprietário. Só será liberado após o pagamento das multas e taxas respectivas de estadia e guinchamento.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Procurados pela justiça são presos pela PM em Caraguatatuba

Três pessoas que estavam sendo procuradas pela justiça voltaram para a cadeia, entre elas uma…

20 minutos ago

DER divulga interdições programadas para obras na Rio-Santos, em Caraguá, entre 6 e 10 de maio

                  Motoristas devem usar vias municipais indicadas…

6 horas ago

Zona Azul: Decreto atualiza isenção para moradores e proprietários de imóveis

Um novo decreto municipal alterou os critérios de isenção do sistema de cobrança de estacionamento…

10 horas ago

Prefeito Felipe Augusto promove mudanças no primeiro e segundo escalões

‌O prefeito Felipe Augusto fechou o mês de abril com ao menos sete alterações no…

11 horas ago

3º Geek Games promete muitas atrações até domingo na Praça da Cultura

O maior encontro regional de games e cosplays já começou nesta quinta-feira (2) e o…

11 horas ago

Dupla de Caraguatatuba entra no top 10 do ranking da Confederação Brasileira

Caraguatatuba tem feito história no vôlei de Praia. A dupla Lucilia Rosa e Mayara Lamin…

11 horas ago