Rede Municipal de Ensino comemora Dia da Amizade e inicia Programa Antibullying

O Dia Nacional da Amizade, 14 de fevereiro, foi comemorado, nas unidades escolares de Caraguatatuba com atividades que ressaltaram a importância dessa relação afetiva entre as pessoas, como também marcou o início das ações antibulluying, durante o ano letivo, previstas pela Lei Federal 13.185/2015, que instituiu o Programa de Combate à Intimidação Sistemática em todo país.

Bullying é um termo da língua inglesa que quer dizer “valentão” e traduz todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, exercidas por um ou mais indivíduos, dentro de uma relação desigual de forças ou poder e que causa dor e angústia ou sofrimento à vítima.

A coordenadora pedagógica da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, Pricila Perossi Magalhães, contou que na escola foram feitas cinco atividades. Na entrada foi colocada uma “árvore da amizade”, onde alunos, professores, funcionários, pais e responsáveis podiam deixar escrita uma mensagem sobre este sentimento.

Da 1ª Fase ao 5º ano, as crianças fizeram a “dinâmica do coração”, em que cada grupo passava uma bexiga em forma de coração para o colega expressando uma palavra de afeto (amor, alegria, respeito, etc.).

Também foram espalhados pela escola painéis onde cada alunos pode expressar um pouco da sua personalidade para conhecimento de outros colegas, professores e servidores, inclusive de outro turno (manhã e tarde).

Já na dinâmica “Quanto mais, melhor”, grupos de cinco alunos tinham que equilibrar um bambolê com um dedo esticado. “Para levantar e abaixar o brinquedo, eles tinham que prestar atenção no que o colega estava fazendo, ou seja, ritmo, equilíbrio, concentração, enfim, se não fosse um trabalho sincronizado, a brincadeira não funcionava”, explicou Pricila.

Para encerrar, houve um piquenique com alimentos trazidos de casa por cada um. “Os maiores tiveram a incumbência de cuidar dos menores, durante o lanche. Assim, trabalhamos o cuidado, respeito e amizade”, disse Pricila.

Mãe do Enzo, 5 anos, Cláudia Murakami, 43 anos, participou das atividades. Ela acompanhou a “dinâmica do bambolê” e também deixou mensagem na árvore da amizade. “Fiquei muito feliz com o trabalho da escola. Acredito que para formarmos adultos bem sucedidos, temos que investir na promoção da inteligência emocional das crianças. Essa atividade mostrou aos participantes o quanto é importante o trabalho interpessoal, em grupo, ser proativo e cooperativo”, avaliou.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Homem é agredido na madrugada de sábado em Caraguatatuba

Vítima levou socos e chutes do agressor que está foragido A Polícia Civil investiga uma…

23 minutos ago

Homem é ‘içado’ pelo helicóptero Águia após queda em área de difícil acesso em Ubatuba

O Corpo de Bombeiros resgatou, nesta sexta-feira (18), um homem de 57 anos que sofreu uma…

1 dia ago

Instalação de rede de esgoto terá bloqueios parciais na Al. Patriarca Antônio José Marques, São Sebastião

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário, do bairro Camburi, em São Sebastião,…

1 dia ago

Baleia-jubarte fica presa pela segunda vez em rede de pesca e é resgatada

Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi protagonista de um dramático resgate, ao ficar presa pela segunda…

1 dia ago

Serramar Shopping promove 1º Encontro Bobbie Goods gratuito para crianças

Atividade recreativa acontece no próximo sábado (19), das 16h às 18h.  O fenômeno colorido mais…

1 dia ago

Detran-SP flagra fraude durante aula prática de direção em Caraguatatuba

Candidato à habilitação flagrado a pé, instrutor, diretora de ensino e dono da autoescola são…

2 dias ago