Representantes do PROVAS da Prefeitura participam do 5º Congresso Internacional Freemind

Membros da Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial do Programa de Recuperação e Valorização do Servidor (PROVAS) da Prefeitura de Caraguatatuba estiveram no 5º Congresso Internacional Freemind 2018 “Drogas: legalização não! Prevenção, sim”, realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, no Convetion Center, em Campos do Jordão.

Cerca de 1.500 pessoas compareceram ao Congresso Internacional Freemind, que é considerado um dos maiores eventos sobre drogadição do mundo, com foco em tratamento, prevenção e mobilização.

A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pela presidente da Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial (CMAP), Marcela Forlim, pela vice-presidente Priscila Fidelis e pela assistente social da comissão, Maria Hilma Carvalho Barra.

Estiveram presentes personalidades como o Dr. Augusto Cury (médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor), Dra. Kimberly A. Johnson (diretora executiva do Consórcio Intern. De Universidades por Redução da Demanda de Drogas e professora associada de pesquisa da Univ. do Sul da Flórida/EUA), Walter Casagrande Junior (comentarista e ex-jogador de futebol), Dr. Anthony Wong (diretor médico e chefe do Centro de Assistência Toxicológica do HC), Dr. Richard M. Gakunju (presidente Conselho Certificação e Curador do Capítulo do Quênia – Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias – ISSUP), Sebastião Dias de Oliveira (Fundador do Projeto Social Miratus de Badminton – Rio de Janeiro), Camila Ribeiro de Sene (presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil) e Clemente Abella Jr (presidente Conselho Global da Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias – ISSUP – e do Capítulo Filipinas do órgão), entre outros especialistas de renome na área, nacionais e internacionais.

De acordo com a presidente da Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial, Marcela Forlim, a participação no Congresso Internacional Freemind abre a possibilidade de fortalecer o PROVAS com novas parceiras. “Conversamos com coordenadores da Fazenda Esperança e do Coalizão São José (parceira entre o poder público e vários setores da sociedade para prevenir o uso indevido do álcool e drogas por jovens e adolescentes) para realização de projetos em conjunto no futuro”, revela.  “Em sua palestra o Dr. Augusto Cury abordou a depressão e o suicídio em decorrência da dependência química. O Painel ‘Constelação Familiar, Justiça Restaurativa Oficina de Pais e Filhos e outros métodos aplicados na Justiça como prevenção às drogas’, com o promotor Fábio Rodrigues Franco Lima e juíza Vanessa Aufiero da Rocha, tratou do resgate de pessoas que cometeram crimes para comprar entorpecentes. O ex-jogador Walter Casagrande deu seu testemunho de superação no evento”, complementa.

O 5º Congresso Internacional Freemind contou 10 palestrantes internacionais, 20 palestrantes nacionais e 20 painéis temáticos, com três especialistas cada, nos três dias de evento.

PROVAS

Preocupado com esse desdobramento na vida social e profissional do servidor, o prefeito Aguilar Junior deu total apoio ao Programa de Recuperação e Valorização do Servidor (PROVAS). O PROVAS tem o objetivo de diagnosticar e oferecer tratamento aos funcionários públicos acometidos pelo alcoolismo ou dependência química de forma sigilosa, com o auxílio de uma comissão multidisciplinar.

O PROVAS tem duração de até 24 meses ou mais, onde é disponibilizado grupo de apoio, tratamento psiquiátrico e psicológico. O Programa foi criado pelo Decreto Municipal 260/2015 e aprimorado pelo Decreto Municipal 877/2018.

A Comissão Multidisciplinar de Avaliação Psicossocial (CMAP) reúne cinco membros titulares e seus respectivos suplentes com o Departamento Ético Disciplinar, Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, com um representante cada, e a Secretaria de Saúde, com dois (psicólogo e psiquiatra).

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, apontou que 24% da população brasileira com mais 18 anos costumava consumir bebida alcoólica uma vez ou mais por semana. Ao analisar este hábito por sexo, entre os homens, a proporção foi de 36,3% enquanto, entre as mulheres, foi de 13%.  O estudo envolveu 81.767 domicílios em 1.600 municípios dos 27 estados da federação.

Em 2015, cerca de 250 milhões de pessoas usavam drogas, conforme o Relatório Mundial sobre Drogas, lançado hoje pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).  Dessas, cerca de 29,5 milhões apresentaram transtornos relacionados ao consumo de drogas, incluindo a dependência.

O segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) de 2012, feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que o país responde por 20% do mercado mundial da droga. Pelo Lenad, no período de 12 meses, 2,5% dos brasileiros adultos e 3,4% dos adolescentes declaram ter fumado maconha. Os dados representam mais de 3 milhões de adultos e 478 mil adolescentes em todo país.  Mais de 2 milhões (1,7%) de brasileiros consumiram cocaína no período de um ano.  No caso dos adolescentes, 1,6% deles declararam ter utilizado no período 12 de meses, cerca de 225 mil adolescentes em todo país. O primeiro levantamento foi feito em 2006.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

SP vai implantar projeto piloto de operação portuária com plataforma digital

Porto de São Sebastião, na Baixada Santista, será o primeiro do Brasil a operar com…

38 minutos ago

Mais de 270 doses são aplicadas no “Sextou com Vacina”

A Secretaria Municipal de Saúde aplicou 278 doses de imunizantes durante a campanha “Sextou com…

44 minutos ago

Fundart divulga programação da XXII Festa do Trabalhador

Forró, sertanejo, chorinho e as músicas do momento tocadas por DJs prometem agitar a XXII…

49 minutos ago

Dubladores de personagens de Naruto e Dragon Ball Z são atrações do 3º Geek Games

O maior encontro regional de games e cosplays começa nessa quinta-feira (2/5), na Praça da…

53 minutos ago

Prefeitura intensifica fiscalização em adegas e bares em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e Vigilância Sanitária, realizou uma…

57 minutos ago

Prefeitura de São Sebastião entrega seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência pelo Samu

São Sebastião deu um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus…

4 horas ago