Samu completa nove anos com média de 350 atendimentos por mês

Em nove anos foram atendidas quase 40 mil ocorrências

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, participou, na manhã desta sexta-feira (22), da cerimônia em comemoração ao 9º aniversário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que faz, mensalmente, o atendimento de 350 ocorrências e atingiu a marca de mais de 39 mil procedimentos realizados.

O serviço, que se tornou referência na região, conta, desde outubro de 2019, com duas ambulâncias de suporte intermediário, ou seja, incluiu na equipe o profissional de enfermagem. A mudança de suporto básico para intermediário, aumentou a autonomia da equipe e ampliou o atendimento. Com a presença do profissional, a intervenção é iniciada no local e prossegue no hospital.

De acordo com o Samu, o atendimento se mantém com a média de 350 pessoas, mas, a prestação do serviço melhorou e foi ampliada, uma vez que diversos procedimentos e tratamentos medicamentosos são iniciados na casa ou local do paciente.

O coordenador do Samu, Fábio Luiz Silva, disse que outubro marcou o encerramento de um ciclo e o início de um novo, referindo-se à transformação das equipes em suporte intermediário. “Ilhabela subiu mais um degrau e o Samu do arquipélago virou referência no Brasil”, afirmou Silva.

O secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni, agradeceu pelo trabalho prestado pela equipe à cidade. “O grande desafio é oferecer atendimento de qualidade e vocês tornaram isso possível”, destacou Barboni, que também parabenizou a prefeita e o Corpo de Bombeiros pelo apoio ao serviço.

Já a prefeita Gracinha elogiou a atuação do Samu em quase uma década de trabalhos. “Parabenizo os profissionais do Samu pelos excelentes serviços prestados à população”, que entregou homenagem ao coordenador do Samu pela marcante data.

Também estiveram presentes ao evento os secretários Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo (Planejamento e Gestão Estratégica) e Esméria Regina da Silva (Cultura); os vereadores Gabriel Rocha e Mateus Pestana; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Monica Gomes e o sargento do Corpo de Bombeiros, Felipe Martins Okida.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Caraguá a Gosto celebra 20ª edição com 48 estabelecimentos participantes

Com os 48 estabelecimentos já definidos, a 20ª edição do Caraguá a Gosto começa a…

7 horas ago

PM Ambiental realiza demolição de construções irregulares em área de preservação permanente em Caraguatatuba

Nesta quarta-feira (30/7), a Polícia Militar Ambiental realizou uma nova operação de demolição no bairro…

12 horas ago

Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia de mandíbula

Procedimento de alta complexidade foi realizado com sucesso em paciente da região e durou cerca…

17 horas ago

Polícia investiga assassinato de moradora de rua em Ubatuba

Vítima era moradora em situação de rua e seu corpo foi encontrado em um matagal…

18 horas ago

Maior festival gastronômico do Litoral Norte “Caragua a gosto” destaca origens e traz novidades para surpreender público

Caraguatatuba vive a expectativa de receber mais uma edição do “Caraguá a Gosto”, desta vez…

21 horas ago

“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro

Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas…

21 horas ago