Samu completa nove anos com média de 350 atendimentos por mês

Em nove anos foram atendidas quase 40 mil ocorrências

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, participou, na manhã desta sexta-feira (22), da cerimônia em comemoração ao 9º aniversário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que faz, mensalmente, o atendimento de 350 ocorrências e atingiu a marca de mais de 39 mil procedimentos realizados.

O serviço, que se tornou referência na região, conta, desde outubro de 2019, com duas ambulâncias de suporte intermediário, ou seja, incluiu na equipe o profissional de enfermagem. A mudança de suporto básico para intermediário, aumentou a autonomia da equipe e ampliou o atendimento. Com a presença do profissional, a intervenção é iniciada no local e prossegue no hospital.

De acordo com o Samu, o atendimento se mantém com a média de 350 pessoas, mas, a prestação do serviço melhorou e foi ampliada, uma vez que diversos procedimentos e tratamentos medicamentosos são iniciados na casa ou local do paciente.

O coordenador do Samu, Fábio Luiz Silva, disse que outubro marcou o encerramento de um ciclo e o início de um novo, referindo-se à transformação das equipes em suporte intermediário. “Ilhabela subiu mais um degrau e o Samu do arquipélago virou referência no Brasil”, afirmou Silva.

O secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni, agradeceu pelo trabalho prestado pela equipe à cidade. “O grande desafio é oferecer atendimento de qualidade e vocês tornaram isso possível”, destacou Barboni, que também parabenizou a prefeita e o Corpo de Bombeiros pelo apoio ao serviço.

Já a prefeita Gracinha elogiou a atuação do Samu em quase uma década de trabalhos. “Parabenizo os profissionais do Samu pelos excelentes serviços prestados à população”, que entregou homenagem ao coordenador do Samu pela marcante data.

Também estiveram presentes ao evento os secretários Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo (Planejamento e Gestão Estratégica) e Esméria Regina da Silva (Cultura); os vereadores Gabriel Rocha e Mateus Pestana; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Monica Gomes e o sargento do Corpo de Bombeiros, Felipe Martins Okida.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

9 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

10 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

11 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

13 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

15 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

19 horas ago