Samu completa nove anos com média de 350 atendimentos por mês

Em nove anos foram atendidas quase 40 mil ocorrências

A prefeita de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha, participou, na manhã desta sexta-feira (22), da cerimônia em comemoração ao 9º aniversário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que faz, mensalmente, o atendimento de 350 ocorrências e atingiu a marca de mais de 39 mil procedimentos realizados.

O serviço, que se tornou referência na região, conta, desde outubro de 2019, com duas ambulâncias de suporte intermediário, ou seja, incluiu na equipe o profissional de enfermagem. A mudança de suporto básico para intermediário, aumentou a autonomia da equipe e ampliou o atendimento. Com a presença do profissional, a intervenção é iniciada no local e prossegue no hospital.

De acordo com o Samu, o atendimento se mantém com a média de 350 pessoas, mas, a prestação do serviço melhorou e foi ampliada, uma vez que diversos procedimentos e tratamentos medicamentosos são iniciados na casa ou local do paciente.

O coordenador do Samu, Fábio Luiz Silva, disse que outubro marcou o encerramento de um ciclo e o início de um novo, referindo-se à transformação das equipes em suporte intermediário. “Ilhabela subiu mais um degrau e o Samu do arquipélago virou referência no Brasil”, afirmou Silva.

O secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni, agradeceu pelo trabalho prestado pela equipe à cidade. “O grande desafio é oferecer atendimento de qualidade e vocês tornaram isso possível”, destacou Barboni, que também parabenizou a prefeita e o Corpo de Bombeiros pelo apoio ao serviço.

Já a prefeita Gracinha elogiou a atuação do Samu em quase uma década de trabalhos. “Parabenizo os profissionais do Samu pelos excelentes serviços prestados à população”, que entregou homenagem ao coordenador do Samu pela marcante data.

Também estiveram presentes ao evento os secretários Luiz Antônio dos Santos, o Luiz Lobo (Planejamento e Gestão Estratégica) e Esméria Regina da Silva (Cultura); os vereadores Gabriel Rocha e Mateus Pestana; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Monica Gomes e o sargento do Corpo de Bombeiros, Felipe Martins Okida.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!