Prefeitura adapta estruturas e investe na ampliação de leitos da Casa de Saúde Stella Maris

A Prefeitura de Caraguatatuba tem mostrado que investir em saúde é salvar vidas. Por isso, cada dinheiro aplicado é para melhorar o atendimento de pacientes, bem como aumentar o número de leitos de Enfermaria e UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Prova disso é que o município, em meio a pandemia, preferiu adaptar novas estruturas para que as mesmas sejam usadas em definitivo pelos pacientes ao invés de montar hospitais de campanha que possam ser desmontados futuramente.

Somente na Casa de Saúde Stella Maris foram adaptados e montados por conta de pandemia 39 leitos Covid-19, sendo sete de UTI, 20 de Enfermaria Adulta e 12 de Enfermaria Infantil.

Fotos: Divulgação/PMC

Agora a Prefeitura de Caraguatatuba investe na ampliação de pelo menos 54 leitos hospitalares na unidade hospitalar.

O prédio ganhará também leitos de urgência, emergência e observação, além de espaço médico, enfermarias, espaço de isolamento, sala de preparo, farmácia, posto de enfermagem, cozinha hospitalar, câmaras frias, além de consultórios, recepção, sala de espera, sala de inalação, sala de medicação, área de maca, Samu, banheiros acessíveis, rampas, estacionamentos, paisagismo e guarita nova. O investimento chega a ordem de R$ 14 milhões.

A empresa contratada realiza obras do estacionamento, drenagem, rampa de acesso nos espaços internos da unidade hospitalar. Recentemente o espaço recebeu a instalação da cabine primária moderna para garantir, sem problemas, o fornecimento de energia no local.

cabine primária é de extrema importância para que haja a distribuição correta de energia e também para garantir economia tanto financeira quanto de recursos elétricos.

A Prefeitura de Caraguatatuba destaca, ainda, que estão em andamento mais duas outras obras na Casa de Saúde Stella Maris, com recursos estaduais e federais. Trata-se de mais 10 leitos de psiquiatria e um novo Ambulatório.

Com todos os empreendimentos, a Santa Casa passará de 157 para 221 leitos hospitalares no município para atendimento de média e alta complexidade.

Especialidades

A Prefeitura de Caraguatatuba e a Casa de Saúde Stella Maris aumentaram o número de atendimentos de retaguarda de especialidades em diversas áreas.

A medida só foi efetivada graças às melhorias contratuais previstas no convênio entre as instituições, bem como exigências feitas pela Prefeitura para que houvesse aumento no repasse financeiro ao Instituto das Pequenas Missionárias, responsável pela administração hospitalar do Stella Maris.

Segundo relatório emitido pela Secretaria de Saúde, foram criadas as coberturas de urologia, nefrologia, psiquiatria, cardiologia e vascular.

Além disso, foram implantados atendimentos diários de profissionais neurologistas de forma presencial e plantonista 24 horas, além de médico de plantão de sobreaviso para bucomaxilo, especialidades muito usadas em casos de acidente de trânsito graves.

Ainda de acordo com o relatório, houve aumento no número de profissionais emergencistas, ortopedistas, cirurgião geral e ultrassonografistas. Em acordo com a direção do Stella Maris, hoje há visita diária de todos estes especialistas, pois antes era somente clínico geral, cardiologista, ortopedista e casos de cirurgia.

Deixe uma resposta