Caraguatatuba já imunizou 500 adolescentes contra meningite

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba iniciou no mês passado uma ação para reforçar a importância da vacinação contra meningite em adolescentes de 11 e 12 anos, a maneira mais eficaz de prevenir a doença.

Segundo a equipe de imunização da Vigilância Epidemiológica, o município já administrou 500 doses da vacina.

Neste ano, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil incluiu a vacinação em adolescentes dessa faixa etária no calendário de vacinas e entrou como rotina. Por isso, é necessário que eles, acompanhados pelos pais ou responsáveis, para garantir a imunização da doença com a vacina ACWY.

A dose da vacina ACWY garante a proteção contra quatro tipos de meningite bacteriana: A, C, W e Y e infecções generalizadas.

O PNI também é responsável por disponibilizar a vacina meningocócica C (conjugada) na rotina, que é indicada para bebês: aos três e cinco meses, com reforço aos 12 meses.

“Mesmo que tenha tomado a vacina contra o tipo C, o adolescente precisa receber a imunização para garantir a proteção dos outros três tipos de meningite”, ressaltou a coordenadora de imunização da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Danielle Rodrigues.

A meningite provoca inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus ou por bactéria (a mais grave). Por isso, crianças, jovens e adolescentes precisam se vacinar.

Os interessados devem procurar a sala de vacinação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, munidos da carteirinha de vacinação. Com exceção das UBSs Tinga e Rio do ouro, na região central, e UBSs Massaguaçu e Tabatinga, na região norte, de segunda a sexta-feiradas 8h às 16h.

Quem é atendido pela UBS Tabatinga ou Massaguaçu deverá se dirigir à EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) para receber a dose da vacina, de segunda a sexta-feira, também no mesmo horário.

Usuários do posto de saúde do Rio do Ouro e Tinga podem receber a dose da vacina em qualquer outra unidade mais próxima.

Serviço – Confira o endereço de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba: https://tinyurl.com/y7nsteo3.

Confira o endereço das escolas municipais:

EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca: Rua Itália Baffi Magni, 581 – Massaguaçu.

EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto: Rua Denilza Sebastiana dos Santos, 75 – Tinga.

Deixe uma resposta