São Sebastião implanta ação educativa para reduzir trotes ao SAMU

A Prefeitura de São Sebastião por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), em parceria com a Faculdade de São Sebastião (FASS) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), deu início ao ‘Projeto Samuzinho’, na última segunda-feira (07), na Escola Municipal Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, no Pontal da Cruz, na região central do município.

De acordo com o SAMU, a ideia é sensibilizar as crianças e a comunidade escolar sobre a importância e as finalidades do serviço, os riscos do trote para o sistema de emergência.

Durante as atividades realizadas na escola, as crianças também aprenderam o que fazer em situações de urgência como manobras de desengasgo, curativos, desmaios, crises convulsivas e queimaduras.

O instrutor do SAMU, Davidson Monteiro, ainda falou sobre a dinâmica utilizada pelo projeto junto às crianças.  “As informações passadas para os alunos são de fácil assimilação para que eles se consigam repassar o conhecimento e possam orientar as famílias, vizinhos e colegas sobre quando ligar ou não para o 192, evitando passar trotes”, afirmou.

A professora do 5º ano, Mônica Sampaio, participou das atividades e contou sobre a curiosidade dos alunos e a importância do projeto na escola. “Eles ficaram ansiosos e muito animados. Percebemos o interesse e a curiosidade dos alunos durante as atividades realizadas pelo SAMU, que são de extrema importância, pois o aluno passa a conhecer os riscos que podem ocorrer no dia e evitar algumas situações de emergência”.

O projeto educativo estará presente em 18 escolas de ensino fundamental I, neste primeiro momento para os alunos do 5º ano, atendendo a mais de mil alunos em dois meses. O mascote “Samuzinho” também participa das atividades.

Em 2018, as ligações de trotes ao SAMU de São Sebastião indicaram queda após implantação do projeto. Os índices registraram queda de 60% nos trotes. Em 2017 foram mais de 700 trotes, já em 2018 foram 427.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

17 horas ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

18 horas ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

18 horas ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

2 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

2 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

2 dias ago