São Sebastião recebe carreta do programa estadual “Mulheres de Peito” a partir da próxima segunda-feira

              Veículo equipado com mamógrafo e ultrassom estará na cidade até o dia 15 de fevereiro

A carreta do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria Estadual da Saúde, chega a cidade de São Sebastião na próxima segunda-feira (3). O veículo permanece na Rua da Praia, no Centro Histórico, até o dia 15 de fevereiro.

A iniciativa, realizada parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU) da Prefeitura de São Sebastião, vai atender mulheres com idade entre 50 e 69, poderão realizar gratuitamente o exame de mamografia, sem necessidade de pedido médico, mediante apresentação de RG e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pacientes fora dessa faixa etária (de 35 a 49 anos) também podem ser atendidas, desde que apresentem solicitação médica que pode ter sido emitida tanto pela rede pública quanto particular, juntamente com o cartão SUS e RG. Os dois últimos dias (14 e 15/02) da campanha serão reservados para atendimento exclusivo de pacientes chamadas para exames complementares.

Os exames serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados, com distribuição de 50 senhas por dia. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), da Secretaria de Estado da Saúde, que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades.

Programa Mulheres de Peito

O Programa “Mulheres de Peito” é uma iniciativa da Secretaria Estadual de São Paulo, tendo como objetivo de ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

O programa também visa rastrear o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença. A carreta utilizada tem 15 metros de comprimento, 4,1 metros de altura e, quando aberta, 4,9 metros de largura. O veículo tem mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários, além de uma equipe multidisciplinar. A ação acontece em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi).

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Com mais fiscalização, multas por dirigir alcoolizado aumentam 83,8%

Governo de São Paulo quase triplicou número de veículos fiscalizados entre 2022 e 2024 As…

8 horas ago

Bebês reborn: a fantasia da maternidade e o reflexo de dores emocionais

Especialista em Comportamento, a psicanalista Fabiana Guntovitch explica que há casos que merecem atenção Bonecas…

11 horas ago

Estágio: Fundacc abre processo seletivo para nível superior e médio em parceria com CIEE

O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc)…

11 horas ago

Alunos da Escola de Vela de Ilhabela se integram às tripulações da Copa Mitsubishi

Quem veleja nas classes de oceano sabe que nem sempre é possível contar com tripulação…

12 horas ago

Começa, nesta sexta-feira (16), a Semana da Cultura Caiçara e a tradicional Congada de Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela realiza, entre os dias 16 e 18 de maio, a Semana da…

12 horas ago