São Sebastião recebe sedativo para manter pacientes de Covid-19 intubados

O remédio estava acabando no município e a previsão era de que duraria até a noite deste domingo

Em tom de alívio, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, informou no início da noite deste domingo (21), que o município recebeu 100 ampolas do sedativo necessário à manutenção dos atuais 10 pacientes de Covid-19 intubados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Clínicas Central. Agora, a previsão é de que o município tenha um fólego de 10 dias, mas manterá a busca dos medicamentos necessários ao atendimento dos pacientes graves, uma vez que a situação da falta de insumos é um problema nacional, devido ao alto consumo durante a pandemia.

O prefeito informou, por meio de live, que as 100 ampolas de Pancurônio foram entregues à prefeitura na noite do sábado e foram viabilizadas por interferência do Governo do Estado, por meio da DIR-Taubaté (Divisão Regional de Saúde), responsável pela coordenação na macrorregião do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Isso resolve o risco da transferência de pacientes de Covid-19 em estado grave, anunciada na sexta-feira (19).

“Agradeço ao Vinholi (Marco Antonio Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional) e a Nádia (Nádia Maria Magalhães Meirelles, diretora da DIR-Taubaté)”, disse Felipe Augusto, lembrando que as 100 ampolas representam um alívio, mas reafirmou que a cidade continua tentando adquirir mais remédio, fundamental para a manutenção da intubação dos pacientes, embora não exista disponibilidade de compra desses medicamentos no mercado e, segundo os fabricantes, toda a produção agora será encaminhada ao Ministério da Saúde.

Até o momento da live, São Sebastião estava com 41 pessoas internadas com Covid-19, sendo 10 intubadas; 398 em quarentena domiciliar; 6.856 casos confirmados, 45.491 atendimentos de pessoas que apresentaram alguma síndrome gripal relacionada à doença; 86 óbitos; taxa de recuperação de 92% e testagem de quase 40% da população. A cidade também está com a sua capacidade de internação quase no limite máximo.

O prefeito falou do trabalho de fiscalização e orientação da Fase Emergencial do Plano SP realizado na cidade nos últimos dias e renovou pedido de colaboração da população com o isolamento social. O prefeito mostrou fotos do trabalho realizado pela Força-tarefa dos órgãos de Segurança e Fiscalização, que segundo ele encontrou muita dificuldade em algumas praias da Costa Sul, com demonstrações claras de falta de conscientização de alguns frequentadores das praias (caos de Juquehy), que estão fechadas à prática de esportes coletivos.

“A pandemia entra numa fase muito mais agressiva. É importante que as pessoas fiquem em casa”. Afirmou Felipe Augusto.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Ambiental doa mais 33 toneladas de pescados apreendidos em Ubatuba

Flagrante em Ubatuba foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb.…

1 dia ago

Campeonato Municipal de Futebol 3ª divisão e Copa da Criança de Futsal movimentam o final de semana

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com os jogos do Campeonato de Futebol 3ª…

1 dia ago

33ª Festa do Divino Espírito Santo segue até 26 de maio em Caraguatatuba

A 33ª Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Diocesana de Caraguatatuba segue até o…

1 dia ago

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem…

1 dia ago

Homem é flagrado com 400 porções de drogas em Ubatuba

Um homem foi flagrado nesta sexta-feira (3/5), por uma equipe da Polícia Militar portando uma…

1 dia ago

Bombeiros disponibilizam curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco O…

2 dias ago