Categories: Geral

Secretaria de Assistência Social visita Comunidades Tradicionais de Ubatuba

Nesta semana, a secretaria de Assistência Social realiza uma serie de visitas às Comunidades Tradicionais de Ubatuba. Ao todo, serão três encontros com aldeias indígenas e quatro com comunidades quilombolas, com o objetivo de ouvir as demandas e reivindicações, apresentar os serviços e programas oferecidos pelo município e discutir novos projetos a serem implementados.

Aldeia Rio Bonito

As rodas de conversa com as comunidades tiveram início na segunda-feira, 17, com visita à Aldeia Rio Bonito, que fica em Itamambuca. O secretário de Assistência Social, acompanhado da coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social – Cras Centro, a assistente social Sarah Rodrigues, do técnico de referência para as comunidades tradicionais, o sociólogo Uirá Freitas e da coordenadora de Trabalho e Renda da pasta, Priscilla Patricio, foi recebido pela representante da liderança da aldeia, Ivanildes Pereira.

A Aldeia Rio Bonito, de etnia Guarani M’byá, tem 13 famílias e a principal fonte de renda é o artesanato, embora tenham um trabalho organizado com base na agricultura de subsistência com o cultivo de milho, mandioca, batata doce, banana, palmito e outros.

Foi definido que o Cras terá uma agenda periódica junto à aldeia para atendimentos e acompanhamentos necessários.

“Também colocamos o nosso setor de documentação, trabalho e renda à disposição da aldeia.

Esse encontro gerou algumas demandas, tais como a reconstrução da ponte (tratativa que já está em andamento), a criação de um Centro Cultural Indígena e o fortalecimento do Turismo de Base Comunitária. Já estamos programando uma visita futura com as áreas envolvidas para análise e encaminhamento das ações”, garantiu Cândido.

Quilombo do Camburi

Já na manhã de terça-feira, 18, o encontro aconteceu no Centro Comunitário do Camburi. A comunidade foi representada pela presidenta da Associação do Quilombo do Camburi, Queli Lúcio, a presidenta da Associação de Moradores e Amigos do Camburi (AMAC), Dayeli Soares e o articulador do Fórum das Comunidades Tradicionais, Santiago Bernardes. Pela Prefeitura, somaram-se à equipe o secretário adjunto da pasta, Anderson Paiva, o presidente da Emdurb, Josué Gulli e a assessora de desenvolvimento social, Thaila Brito, que representou a prefeita.

Na oportunidade, além das demandas e programas, também foram discutidas a retomada do Conselho Municipal das Comunidades Quilombolas e a construção coletiva do programa municipal para as Comunidades Quilombolas.

Os representantes solicitaram mais informações sobre os serviços disponibilizados e comemoraram o compromisso da realização de encontros periódicos com a equipe técnica do Cras em seu território, bem como, os novos programas a serem implementados.

O representante do Fórum das Comunidades Tradicionais também apresentou as demandas do segmento, que envolvem diferentes áreas de governo e comentou sobre a proposta de criação do Conselho Municipal das Comunidades Tradicionais, de modo que seja ampliada a participação, contemplando, também, representantes indígenas e caiçaras.

“Em breve, faremos encontros intersetoriais para acolhimento das demandas apresentadas. As reuniões que estamos promovendo têm sido bastante participativas e produtivas”, avaliou Cândido. “O fortalecimento das comunidades tradicionais de Ubatuba é um compromisso da gestão da prefeita Flavia Pascoal”, acrescentou o secretário, que destacou, ainda, a importância das políticas públicas estarem acessíveis às populações desses territórios.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Acidente deixa três pessoas feridas no contorno Sul em São Sebastião

Um grave acidente entre dois veículos foi registrado na noite desta sexta-feira (3), na saída…

12 horas ago

Ações de fiscalização em bares e adegas são intensificadas em Caraguatatuba

Uma ação conjunta de fiscalização em bares e adegas de Caraguatatuba foi realizada na noite…

14 horas ago

Motorista de aplicativo é alvo de tentativa de assalto com simulacro em Caraguatatuba

Um motorista de aplicativo sofreu uma tentativa de assalto e, ao perceber que não se…

23 horas ago

Ilhabela realiza simulado de evacuação em caso de deslizamentos no dia 18 de outubro

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Defesa Civil, promove no sábado, 18 de outubro,…

23 horas ago

Prefeito de São Sebastião sanciona lei que modifica Código Tributário Municipal e permite implantação da TPA

O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, sancionou na quarta-feira (1º/10) a Lei Complementar nº…

23 horas ago

Ônibus SP Por Todas chega em São Sebastião em outubro com serviços de acolhimento e proteção as mulheres

São Sebastião está na rota e será o destino do Ônibus SP Por Todas, nesta…

23 horas ago