
Segunda edição do “Bendita Fruta Leitura” reúne personalidades da cultura negra da região
No próximo sábado, 10 de maio, das 9 às 12 horas, acontece a segunda edição do projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente”, no Espaço Cultural Casa da Democracia, localizado no bairro Aruan, em Caraguatatuba.
Com o tema Raízes Africanas, o evento reunirá personalidades da cultura negra da região e promoverá diversas atividades culturais. Neil Reis, mais conhecido como mestre Tupã, levará aos presentes uma vivência de capoeira, apresentando um pouco a prática dos movimentos que envolvem luta, dança, música e toda uma cultura ancestral. A literatura afro também ganha destaque neste encontro, com a apresentação da contadora de histórias, Cris Oliveira, especializada em biblioterapia, e a divulgação do acervo de autores e autoras afrodescendentes.
Para o momento da roda literária, a escritora e socióloga, Vanessa da Conceição mediará um bate-papo reflexivo sobre o livro “Água de Barrela”, de autoria de Eliana Alves Cruz. E a historiadora e presidente da ONG Zambô, Teresinha Marciano, levará um pouco das suas vivências cotidianas e luta em prol do movimento negro de Caraguatatuba.
Na oportunidade, Teresinha e Vanessa receberão a femenagem “No princípio há a semente”, da curadora do projeto, Rose Teles. “Estas duas mulheres inspiradoras e de gerações diferentes, são referências da nossa cidade quando se trata de valorizar a cultura negra e combater o racismo, que é a grande chaga social do nosso país. A Vanessa, à frente do reconhecido clube de leitura Camugerê Literário, tem importância fundamental na construção da biblioteca comunitária da Casa da Democracia; e Dona Teresinha, uma grande matriarca, fundadora da Associação Zambô do Movimento Negro e criadora de várias ações no município, sendo uma das mais conhecidas, a Kizomba da Consciência Negra. Ambas, semeadoras da justiça social e racial, tendo a cultura como principal frente”, destaca Rose.
Um delicioso lanche coletivo será oferecido ao público presente durante o evento. O local conta ainda com uma feirinha de brinquedos retrô produzidos pelo arte-educador Doni Arts, banca de livros e cordéis da escritora Dani Almeida e para as crianças, um divertido espaço de brincar com brinquedos artesanais.
Sobre o projeto Bendita Fruta
O projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e acontece de abril até agosto de 2025, todo segundo sábado do mês. Tem como principal objetivo, semear o hábito da leitura de forma criativa e acolhedora, fundamental para a formação cidadã, crítica e democrática.
O projeto também tem como foco promover a catalogação dos livros da biblioteca comunitária do espaço, a assinatura do “Clube da Expressão”, e ainda, o plantio de árvores frutíferas nativas em vasos. “Queremos combater a aridez do concreto e fortalecer os laços de pertencimento entre a biblioteca e a comunidade”, explica Rose.
A primeira parte do acervo de livros da biblioteca comunitária do Espaço Cultural Casa da Democracia foi uma doação do Clube Literário Camugerê Literário. O local também conta com títulos doados pela própria comunidade. As obras recebidas são de autoria de escritoras e escritores contemporâneos com temáticas voltadas à literatura indígena, afrodescendente e meio ambiente.
É possível encontrar outras informações sobre o projeto via Instagram @benditafrutaleitura. O Espaço Cultural Casa da Democracia, está localizado na rua Rodrigues Alves, número 123, no bairro Aruan, em Caraguatatuba.