Categories: CidadesUbatuba

SMPA participa de eventos que discutem atividades marinhas

Na última semana, a Secretaria de Pesca e Agricultura de Ubatuba marcou presença em dois eventos relacionados a atividades marinhas. O primeiro deles foi o Curso de capacitação “Criação de Moluscos Bivalves Marinhos”, realizado pelo Projeto Mar é Cultura; o segundo, foi a I Oficina Internacional de Gestão Costeira e Marítima, promovida pelo Fórum de Comunidades Tradicionais e Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina/Fiocruz.

O Curso de capacitação “Criação de Moluscos Bivalves Marinhos” foi sediado pelo Instituto de Pesca – IP de Ubatuba nos dias 19 e 20 de setembro. O responsável por conduzir os trabalhos foi o professor Hélcio Marques, um dos pioneiros na implantação da maricultura em Ubatuba e no Litoral Norte, na década de 1980, com realização de aula prática na praia da Cocanha, em Caraguatatuba, com visita a maricultura no local e demonstração das atividades de semeadura e coleta.

“Participar da iniciativa permitiu que pudéssemos conhecer, em detalhes, como se dá o cultivo, em especial, de mariscos e vieiras para que a Secretaria possa elaborar as políticas públicas municipais de desenvolvimento sustentável da atividade no município, e, especialmente neste momento, visando a implantação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM de produtos de origem animal”. Salientou a secretária da pasta, Márcia Rangel.

O Projeto Mar é Cultura é realizado pela Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo – AMESP, com apoio da Petrobrás e atua no desenvolvimento sustentável da maricultura. A AMESP tem sede em Ubatuba.

Já a I Oficina Internacional de Gestão Costeira e Marítima aconteceu de 18 a 22 de setembro, entretanto, a participação de Ubatuba aconteceu no último dia, 22. O evento foi organizado pelo Fórum de Comunidades Tradicionais e Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina/Fiocruz.

Márcia considerou a oficina de grande importância, pois  todos os movimentos sociais e instituições presentes puderam conhecer o modelo de gestão dos territórios marinhos por comunidades e povos originários trazido pela comitiva chilena, por meio  da Lei 20249, de 2008, que cria o Espaço Costeiro Marinho dos Povos Originais (ECMPO), que inspirou aos povos e comunidades de Ubatuba, Rio de Janeiro e Sergipe presentes a buscar algo parecido na gestão do “maretório”, expressão utilizada por eles para designar o território marítimo costeiro.

“Foi um encontro único, onde pudemos ouvir relatos inspiradores e emocionantes, com o compartilhamento de experiências e saberes. Uma grande honra passar o dia com lideranças, homens e mulheres, com uma história de vida e de luta pelo território para preservar seus modos de vida e as atividades tradicionais de uso sustentável costeiro e marinho”, afirmou a secretária.

Na ocasião, estiveram presentes as seguintes instituições: Ministério Público Federal, Secretaria do Patrimônio da União, Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos – Ministério da Igualdade Racial, FIPERJ, Fundação Florestal do Estado de SP, comitiva chilena com representantes dos Mapuches – povos indígenas do Chile, representantes da Prefeitura de Paraty-RJ, Fórum de Povos e Comunidades Tradicionais de Sergipe, pescadores da Trindade-RJ,  Fórum de Comunidades Tradicionais, Colônia Z10 de Ubatuba, Colônia Z18 de Paraty-RJ, Movimento das Marisqueiras de Sergipe, Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Civil apreende 5 kg de maconha durante investigação em Caraguatatuba

A Polícia Civil através da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São Sebastião, após…

18 horas ago

Simulado de acidente em alusão ao Maio Amarelo prepara órgãos de São Sebastião

Em alusão ao mês da conscientização e paz no trânsito, a Prefeitura de São Sebastião,…

20 horas ago

Procon de Caraguatatuba ajuda evitar problemas nas compras do Dia das Mães

Considerado o segundo Natal para o comércio, o Dia das Mães de 2024 no Brasil…

21 horas ago

Dia Nacional do Reggae será comemorado com shows de artistas locais

O evento acontece na Praça do Caiçara e a entrada é gratuita Caraguatatuba recebe no…

1 dia ago

Caraguatatuba registra óbito por Influenza e Prefeitura reforça vacinação contra gripe para toda população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de laudo do laboratório Osvaldo Cruz confirmou nesta segunda-feira…

1 dia ago

Expresso Fênix pede anuência da Prefeitura de Caraguatatuba para mudança no quadro societário da empresa

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que na última quinta-feira (2/5) recebeu pedido de anuência da…

1 dia ago