Temporal deixam cidades do litoral norte em estado de alerta

As Defesas Civis do litoral norte decretaram estado de alerta depois do temporal desta segunda-feira (03/02), que atingiu principalmente São Sebastião e Caraguatatuba.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, informa que o município está em estado de alerta de acordo com o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).

Por ter ultrapassado os 100 milímetros de chuva nas últimas 72 horas e pela previsão de 90 a 100 milímetros de chuva para os próximos três dias, é necessário redobrar a atenção nas áreas de encosta e se atentar aos sinais de movimentação de massa, tais como, trincas em solo e residência.

A Defesa Civil recomenda a população que não ultrapasse ruas alagadas, evite o contato com água contaminada e se notar alteração na topografia do local saia de casa e acione a Defesa Civil pelo telefone 199.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica e Defesa Civil, informa que durante a madrugada foram registradas sete ocorrências entre queda de árvores e alagamentos nos bairros da Água Branca, Barra Velha e extremo Norte.
O acumulado de chuva no município atingiu 60,3mm. A Prefeitura reitera que, em situações de emergência, seja acionada a Defesa Civil pelos telefones (12) 3896-2802 e 199, ou no endereço, avenida Professor Malaquias de Oliveira, 296 – Barra Velha.

Caraguatatuba

A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que está monitorando desde a manhã desta segunda-feira (03/02) as áreas de risco e de alagamentos da cidade por conta das chuvas que vem atingindo a região nos últimos dias.
O acumulado das últimas 72 horas é de 209,55 milímetros de chuva na cidade. Dados atualizados apontam que há vários pontos de alagamentos na cidade, mas sem graves ocorrências.
A Defesa Civil foi acionada apenas para uma ocorrência de quedas de árvores na Rua Irmã São Francisco, no bairro Rio do Ouro, e sem vítimas.
A equipe do PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil) está de plantão para quaisquer ocorrências. As informações dão conta de que a chuva deve permanecer nas próximas horas e com maré alta até 2h de amanhã.
O Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba foi acionado para atender um chamado no bairro Benfica de queda de barranco que atingiu o quintal de uma residência, mas sem avarias e sem vítimas.

Ubatuba

As chuvas da noite da última segunda-feira, 03, fizeram com que algumas regiões de Ubatuba ultrapassassem o índice de 100 mm de chuva no acumulado de 72 horas, o que coloca o município em estado de atenção.

A região Sul do município foi a mais atingida, e os bairros com maior índice de chuva são Araribá (258,69 mm), Sertão da Quina (214,03 mm)), Lagoinha (179,48 mm) e Maranduba (202,28 mm). A Defesa Civil de Ubatuba efetuou a retirada de uma família e auxiliou duas famílias que estavam em alagamento na rua, sendo duas da Maranduba e uma do Araribá. Todos foram encaminhados para casas de parentes. A operação teve apoio do Corpo de Bombeiros, que auxiliou na retirada com o bote.

As regiões Centro-sul e central também estão com índices elevados. Para os moradores em regiões propensas a deslizamento de massa/ terra (devido ao solo encharcado), que podem ocasionar danos em residências, a Defesa Civil orienta que, diante de qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado, acionem ajuda pelo telefone 199.

Além disso, é importante lembrar que em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta que até sexta-feira,07,  devido a uma combinação de sistemas meteorológicos, há previsão de chuvas para todo o Estado, sendo os maiores acumulados no interior. Atenção especial para locais, que incluem Vale do Paraíba e Litoral Norte, que são regiões mais vulneráveis.

No alerta, também consta que precipitações podem trazer rajadas fortes de ventos, descargas elétricas e granizo em pontos isolados, o que acarreta transtornos, como deslizamento de terra, alagamentos, enxurradas e tempestades com raio.

Informações atualizadas às 10h25.

Tamoios 

O trecho de serra da Rodovia dos Tamoios permanece interditado e sem previsão de liberação nesse início de terça-feira (4). Os pluviômetros ainda indicam acúmulo de mais de 100 mm de chuva nas últimas 72 horas e, durante a madrugada, foi registrada a queda de uma árvore na altura do km 80. Nossas equipes permanecem monitorando o trecho e os equipamentos. As informações seguem disponíveis nos canais de comunicação da Concessionária.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Ambiental doa mais 33 toneladas de pescados apreendidos em Ubatuba

Flagrante em Ubatuba foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb.…

11 horas ago

Campeonato Municipal de Futebol 3ª divisão e Copa da Criança de Futsal movimentam o final de semana

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com os jogos do Campeonato de Futebol 3ª…

14 horas ago

33ª Festa do Divino Espírito Santo segue até 26 de maio em Caraguatatuba

A 33ª Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Diocesana de Caraguatatuba segue até o…

14 horas ago

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem…

15 horas ago

Homem é flagrado com 400 porções de drogas em Ubatuba

Um homem foi flagrado nesta sexta-feira (3/5), por uma equipe da Polícia Militar portando uma…

15 horas ago

Bombeiros disponibilizam curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco O…

1 dia ago