TRE devolve processo de cassação à primeira instância contra prefeito de Ilhabela

A decisão se deu por falta de provas contra o prefeito Márcio Tenório

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) devolveu à primeira instância o processo de cassação do prefeito de Ilhabela Márcio Tenório. A decisão se deu por falta de provas contra o chefe do Executivo.

De acordo com o advogado Rogério Mehanna, o Tribunal entendeu que o juiz julgou o processo pulando algumas etapas e agora o TRE determinou que estas etapas sejam cumpridas para depois emitir decisão. Para o Colegiado faltaram provas suficientes para o julgamento do próprio Tribunal.

Segundo o advogado, este encaminhamento não impede, inclusive, que o juiz de primeira instância repita a sentença de absolvição do prefeito como ocorreu no primeiro julgamento. “Essa é mais uma oportunidade, como dissemos no início desse processo, para o prefeito provar sua inocência. Ele não cometeu nenhum ato ilegal, tanto que a Justiça reconheceu isso no processo”.

A decisão de hoje (17), foi relatada (relatora Cláudia Fanucchi), e deve ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial. “Sempre estive tranquilo em relação ao processo porque tenho a certeza de que não praticamos nenhuma ilegalidade e sempre acreditei na Justiça”, afirmou. “Mantivemos a confiança, continuamos planejando e trabalhando por nossa cidade com muita responsabilidade. Vencemos a eleição de forma lícita e continuaremos atuando assim, sendo justo, honesto”, frisou o prefeito Márcio Tenório.

Absolvição

O prefeito Márcio Tenório, foi absolvido em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), de dezembro de 2016, em que o Ministério Público (MP) pedia a cassação do seu mandato por abuso de poder político e econômico mediante uso indevido de meio de veículo de comunicação e instituto de pesquisa.

O juiz da 132ª Zona Eleitoral de São Sebastião/Ilhabela, André Quintela Alves Rodrigues, proferiu a sentença por considerar que todas as provas e atos produzidos no processo eram suficientes para tomar a decisão. Assim, absolveu o prefeito, a vice-prefeita, Gracinha Ferreira, e mais seis pessoas incluídas no processo, considerando que todas as provas decorrentes da acusação do MP eram as mesmas analisadas no recurso eleitoral (1041/06.2016.6.26.0132), onde TRE absolveu, por unanimidade, o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto. “Nesse caso vale lembrar duas regras básicas: onde houver o mesmo fundamento haverá o mesmo direito; e onde há a mesma razão de ser deve prevalecer a mesma razão de decidir”, destaca a sentença.

O prefeito e todos os envolvidos no processo sempre defenderam que a alegação da ação  do MP não procedia, que houve cerceamento da defesa, que as provas da AIJE eram ilícitas, que nenhuma das acusações foi comprovada e que não houve prática de conduta ilegal.

Histórico

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com ação pedindo a cassação do diploma dos candidatos eleitos Felipe Augusto (PSDB), de São Sebastião, e Márcio Tenório (PMDB), de Ilhabela, por suspeita de crime eleitoral no último pleito.  A ação tinha o objetivo de cassar o diploma dos candidatos eleitos e a declaração de inelegibilidade de todos os representados pelo prazo de oito anos.

Depois do julgamento em primeira instância, o Ministério Público Federal havia aceitado o pedido de anulação da absolvição e encaminhou o processo para o TRE.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

13 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

14 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

15 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

17 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

19 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

23 horas ago