Ubatuba confirma primeiro caso de sarampo

Dose zero da vacina já é oferecida a bebês a partir dos 6 meses de idade

O município de Ubatuba já apresenta um caso confirmado de sarampo, conforme boletim divulgado na tarde de terça-feira, 3, pela Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ubatuba. Trata-se de um garoto de 8 anos, morador da região central, que passa bem.  Há ainda outros 20 casos suspeitos, aguardando resultado de exame. Desse total, a maior parte – 14 casos – é de crianças e adolescentes entre 6 meses e 19 anos de idade.

A doença viral aguda é altamente contagiosa e sua transmissão é direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados como, por exemplo, escolas, creches, clínicas, meios de transporte.

Pode estar com a doença qualquer indivíduo, adulto ou criança, que apresente febre e exantema (manchas na pele) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza (nariz escorrendo), conjuntivite, independente de situação vacinal. Os sintomas aparecem em média de 10 a 12 dias a partir da data da exposição. As pessoas infectadas são geralmente contagiosas cerca de 5 dias antes do aparecimento da erupção cutânea até 5 dias depois.

Os casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente à Vigilância Epidemiológica pelo telefone (12) 3832-1548 ou pelo email viep.ubatuba@gmail.com para que o órgão consiga atuar rapidamente na contenção de novos casos. Além disso, é necessário manter a criança ou adulto em isolamento (dentro de casa) até receber o contato e outras orientações da vigilância.

Vacina: única prevenção

Todas as unidades de saúde de Ubatuba estão abastecidas com doses das vacinas Tríplice Viral – TV (sarampo, rubéola e caxumba) ou a Dupla Viral – DV (sarampo e rubéola). A vacina já está disponível também para bebês a partir dos 6 meses de idade (dose zero). As doses seguintes devem ser feitas aos 12 meses e aos 15 meses. Adultos até 29 anos devem tomar duas doses da vacina e, a partir dos 30 anos, uma dose.

 A Vigilância recomenda a imunização também para profissionais da educação, viajantes, além dos que atuem no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes, guias e outros que mantenham contato com viajantes internacionais. A vacina só não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Confirmada uma morte por dengue em Caraguatatuba

Está confirmada a primeira morte por dengue em Caraguatatuba. Trata-se de uma paciente que tinha…

12 horas ago

Homem é baleado após ameaçar de morte família de comerciante em Caraguatatuba

Uma equipe da GCM foi acionada no final da tarde da última sexta-feira (4/5), para…

13 horas ago

Caraguatatuba arrecada doações para ajuda humanitária às vítimas do Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo,…

14 horas ago

Câmara de Ilhabela realiza Sessão Ordinária nesta terça-feira com um Projeto de Resolução em pauta para votação na Ordem do Dia

A Câmara de Ilhabela realiza nesta terça-feira (07/05), Sessão Ordinária às 18 horas, com Projeto…

14 horas ago

Agentes da Defesa Civil de São Sebastião seguem em missão humanitária em cidades do Rio Grande do Sul

Este domingo (5) foi marcado pelo embarque de agentes da Defesa Civil de São Sebastião,…

18 horas ago

Caraguatatuba amplia vacinação contra gripe para todas as idades

A partir de segunda-feira (6), população de Caraguatatuba com mais de seis meses de idade…

19 horas ago