Categories: CidadesGeralUbatuba

Ubatuba e USP iniciam atendimentos previstos em parceria inédita no município

Convênio, que alia Educação e Saúde, terá duração de cinco anos e deve beneficiar 2 mil alunos

A Secretaria de Educação de Ubatuba, juntamente com a secretaria de Saúde do município e a Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB Usp, por meio do programa USP Municípios, iniciaram o atendimento nas Escolas Municipais de Ubatuba na última quarta-feira, 09.

O projeto vai promover atendimento especializado em odontologia, fonoaudiologia, neuropediatria e oftalmologia para estudantes de 06 a 14 anos, do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ubatuba, visando contribuir com o desenvolvimento do aprendizado.

A primeira unidade a receber a equipe foi a escola municipal do bairro do Carmburi. A triagem,  realização de consultas e exames aconteceu com a utilização de equipamentos e do trailler da unidade móvel de avaliação audiológica do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo.  Nessa primeira fase diagnóstica da parceria participaram docentes, profissionais e estudantes da FOB,  como fonoaudiólogos, oftalmologistas, dentistas e otorrinos.

Na quinta-feira, 10, a equipe seguiu com o cronograma na EM Iberê Ananias, na Picinguaba, atendendo, também, dois alunos da EM José Belarmino Sobrinho, localizada no Poruba.

“Sabe-se que a realização de tais ações é de fundamental importância, visto que a prevenção e identificação precoce de agravos à saúde diminui o risco de dificuldades na aprendizagem, auxiliando na diminuição dos índices de reprovações, evasão escolar, além de melhorar, no âmbito biopsicossocial, a vida da criança”, explicou a secretária de Educação, Pollyana Gama.

Próximas ações

Sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de dezembro, a unidade móvel ficará na EM Maria das Dores S. Carpinetti, no Rio Escuro, onde acontece o atendimento fonoaudiológio e de audiometria a todos os alunos da Rede Municipal que possuem problemas auditivos, além dos atendimentos oftalmológicos e dentários aos demais estudantes.

Essa é apenas a primeira fase desse convênio, que se estenderá por cinco anos e tem a expectativa de atender 2 mil alunos. Em 2021, eles retornam com os resultados dos exames e darão início aos tratamentos necessários.

Assinatura

O convênio foi assinado pelo prefeito Délcio Sato (PSD) na última segunda-feira, 07 de dezembro. A iniciativa visa fortalecer a integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, melhorando a qualidade de vida dos alunos por meio da promoção, prevenção, identificação e o diagnóstico precoce de doenças e agravos bucais, auditivos e visuais.

Saiba mais sobre a FOB

Atualmente, a FOB oferece cursos de graduação em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina.

Em 2015,a  Odontologia da USP foi classificada em  primeiro lugar em ranking mundial (Center for World University, instituição da Arábia Saudita).

Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 118 docentes, a maioria em tempo integral, e 233 servidores administrativos, operacionais e técnicos que, juntamente com seus alunos de graduação e pós-graduação, são responsável pela alta qualificação no ensino, pesquisa e serviços prestados à comunidade, como demonstrado pelos índices de avaliação realizada pelos órgãos competentes.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Caminhão tomba na serra de Maresias e carros batem de frente no Contorno Sul da Tamoios

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas no grave acidente ocorrido no início da noite…

4 horas ago

Dois suspeitos morrem após confronto com a GCM em Caraguatatuba

Suspeitos de tentativa de homicídio teriam atirado contra agentes durante abordagem Dois homens morreram após…

6 horas ago

Cerca de 40 jovens participam de audição para Escola de Bailados de Caraguatatuba

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) realizou no último sábado (13/12), na sala…

9 horas ago

Ex-prefeito de Caraguatatuba comenta rejeição de contas de 2023 pelo Tribunal de Contas de São Paulo

O ex-prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL), se pronunciou na manhã desta segunda-feira (15), na…

19 horas ago

Contorno Sul terá desvio no tráfego para travessia de vigas na obra de acesso ao Porto de São Sebastião

Em virtude da obra do novo acesso ao Porto de São Sebastião, haverá desvio de…

19 horas ago

Pacientes do HRLN transformam vivências em arte na exposição do Projeto “Cores da Vida”

Mostra celebra os 25 anos do ISG e inaugura série anual de ações em unidades…

19 horas ago