Ubatuba e USP iniciam atendimentos previstos em parceria inédita no município

Convênio, que alia Educação e Saúde, terá duração de cinco anos e deve beneficiar 2 mil alunos

A Secretaria de Educação de Ubatuba, juntamente com a secretaria de Saúde do município e a Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB Usp, por meio do programa USP Municípios, iniciaram o atendimento nas Escolas Municipais de Ubatuba na última quarta-feira, 09.

O projeto vai promover atendimento especializado em odontologia, fonoaudiologia, neuropediatria e oftalmologia para estudantes de 06 a 14 anos, do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ubatuba, visando contribuir com o desenvolvimento do aprendizado.

A primeira unidade a receber a equipe foi a escola municipal do bairro do Carmburi. A triagem,  realização de consultas e exames aconteceu com a utilização de equipamentos e do trailler da unidade móvel de avaliação audiológica do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo.  Nessa primeira fase diagnóstica da parceria participaram docentes, profissionais e estudantes da FOB,  como fonoaudiólogos, oftalmologistas, dentistas e otorrinos.

Na quinta-feira, 10, a equipe seguiu com o cronograma na EM Iberê Ananias, na Picinguaba, atendendo, também, dois alunos da EM José Belarmino Sobrinho, localizada no Poruba.

“Sabe-se que a realização de tais ações é de fundamental importância, visto que a prevenção e identificação precoce de agravos à saúde diminui o risco de dificuldades na aprendizagem, auxiliando na diminuição dos índices de reprovações, evasão escolar, além de melhorar, no âmbito biopsicossocial, a vida da criança”, explicou a secretária de Educação, Pollyana Gama.

Próximas ações

Sexta-feira e sábado, dias 11 e 12 de dezembro, a unidade móvel ficará na EM Maria das Dores S. Carpinetti, no Rio Escuro, onde acontece o atendimento fonoaudiológio e de audiometria a todos os alunos da Rede Municipal que possuem problemas auditivos, além dos atendimentos oftalmológicos e dentários aos demais estudantes.

Essa é apenas a primeira fase desse convênio, que se estenderá por cinco anos e tem a expectativa de atender 2 mil alunos. Em 2021, eles retornam com os resultados dos exames e darão início aos tratamentos necessários.

Assinatura

O convênio foi assinado pelo prefeito Délcio Sato (PSD) na última segunda-feira, 07 de dezembro. A iniciativa visa fortalecer a integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, melhorando a qualidade de vida dos alunos por meio da promoção, prevenção, identificação e o diagnóstico precoce de doenças e agravos bucais, auditivos e visuais.

Saiba mais sobre a FOB

Atualmente, a FOB oferece cursos de graduação em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina.

Em 2015,a  Odontologia da USP foi classificada em  primeiro lugar em ranking mundial (Center for World University, instituição da Arábia Saudita).

Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 118 docentes, a maioria em tempo integral, e 233 servidores administrativos, operacionais e técnicos que, juntamente com seus alunos de graduação e pós-graduação, são responsável pela alta qualificação no ensino, pesquisa e serviços prestados à comunidade, como demonstrado pelos índices de avaliação realizada pelos órgãos competentes.

Deixe uma resposta