Ubatuba intensifica Cadastro Único de pessoas que recebem o BPC-LOAS

Público-alvo principal são idosos e pessoas com deficiência

A Prefeitura de Ubatuba convoca idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) a comparecerem à sede da secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social para inscrever-se ou atualizar seus dados junto ao Cadastro Único de Programas Sociais (Cadúnico).

A medida é uma determinação do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) e é obrigatória: as pessoas que não estiverem cadastradas até o dia 31 de dezembro de 2018 perderão o direito de receber o benefício.

O cadastramento pode ser feito na sede da secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, localizada na rua Paraná, 375 – Centro, no horário das 8 às 17 horas, ou no Centro de Referência de Assistência Social da região Sul, na rua Oscar Rossin, n. 10 – Maranduba.

A inscrição ou a atualização de dados pode ser feita por qualquer membro da família com idade superior a 16 anos. Para isso, é preciso comparecer levando o CPF de todos os membros familiares adultos que residem com o idoso. Outras informações, como RG e comprovante de residência, podem ajudar no momento da inscrição.

Além de proporcionar a continuidade do benefício, a inscrição no Cadastro Único também permite o acesso a outros programas como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do Idoso, entre outros.

Sobre o BPC

O BPC garante um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente (equivalente a R$ 238,50).

O BPC não exige contribuições pagas à Previdência Social e tem natureza estritamente assistencial, com a finalidade de assegurar a sobrevivência do requerente. O valor do benefício é fixo (um salário mínimo mensal). Ele não dá direito a 13º salário, não é transferível em caso de falecimento do titular e o idoso não pode receber quaisquer outros benefícios previdenciários, como pensão por morte, por exemplo.

Mais informações podem ser obtidas junto à secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social pelo telefone: (12) 3834-3504.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião entrega seis máquinas de compressão torácica para atendimento de emergência pelo Samu

São Sebastião deu um grande passo em direção à segurança e ao bem-estar de seus…

38 minutos ago

Prefeitura de Ilhabela replanta árvores removidas em obras municipais nos principais canteiros da cidade

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, toma medidas significativas para preservar o meio ambiente e…

41 minutos ago

UPAs batem recorde de atendimentos e hospitais de retaguarda estão superlotados

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento…

51 minutos ago

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago