Ação realizada em parceria com a Fundación MAPFRE visa capacitar mais de 640 mil pessoas, entre professores, alunos e cidadãos.
Mais de 640 mil pessoas de 46 municípios paulistas serão contempladas pela 6ª Edição do programa “Educação Viária é Vital”, ação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) em parceria com a Fundación MAPFRE, que tem como objetivo reduzir os acidentes graves e óbitos no trânsito envolvendo crianças e adolescentes em todo o Estado.
O Programa visa qualificar entre os meses de julho e novembro educadores (professores e coordenadores pedagógicos) da rede pública municipal que multiplicarão os conhecimentos adquiridos na capacitação para alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, além de familiares e da comunidade de cada município.
A cerimônia da assinatura dos convênios com os municípios ocorreu nesta terça-feira (20) no auditório da sede do Detran.SP em São Paulo e contou com a presença do diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani, da diretora-vice-presidente, Neiva Aparecida Doretto, do diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização, Juan Carlos Sanchez, do coordenador pedagógico da Fundación MAPFRE, Renato Ribeiro, e com a participação online do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
Prefeitas, prefeitos, secretários e coordenadores de educação dos municípios participantes também estiveram presentes no evento. Vinholi destacou a gestão do presidente Neto Mascellani à frente do Detran.SP e reforçou que “importantes iniciativas como essas de educação viária que fazem São Paulo ser um estado cada vez mais seguro”.
Neto Mascellani reforçou a parceria com a MAPFRE e os critérios adotados para firmar os convênios com os municípios: “iniciativas como essa são fundamentais a longo prazo. É importante seguirmos investindo na educação, formando os professores que serão os grandes multiplicadores dessas informações que têm um papel fundamental não só para a educação no trânsito mas para a formação de nossas crianças, nossos jovens e nossos adolescentes como cidadãos, que vão respeitar as leis de trânsito e o próximo. Um dos critérios de seleção dos municípios são aqueles que tivemos mais casos e mais acidentes com crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. Portanto, é muito importante a atuação de cada município nesse processo”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP.
Por meio de um sistema de ensino à distância e de materiais didáticos, o “Educação Viária É Vital” incentiva a realização de projetos que favoreçam práticas de convivência harmoniosa no trânsito com ações educativas para reduzir os índices de acidentes de trânsito.
Dessa forma, crianças e adolescentes adotarão comportamentos básicos para um deslocamento seguro de pedestres, condutores e passageiros, de maneira que sejam no futuro cidadãos mais atentos, conscientes e respeitosos em relação à segurança viária.
O programa espera impactar os cidadãos nas seguintes frentes: redução de mortes, deficiências físicas e outras implicações para as vítimas de acidentes de trânsito, suas famílias e outros dependentes, diminuição dos custos com saúde no tratamento e reabilitação das vítimas, preservação de vidas, prioritariamente as de crianças e jovens – principais vítimas no trânsito – e conhecimento, respeito e ação em favor dos Direitos Humanos.
Confira a relação dos municípios que assinaram o convênio com o Detran.SP nesta terça-feira:
A Prefeitura de Ilhabela realiza, nesta quarta-feira (5), um simulado de evacuação no prédio do…
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…