Categories: Política

Vereadores aprovam projeto que institui Programa Lixo Zero

Na sessão, o vereador Marcelo Pereira assumiu como novo líder do prefeito na Câmara

A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou nesta terça-feira (26/08), durante a 25ª Sessão Ordinária do ano, o Projeto de Lei nº 51/25, de autoria do vereador Elizeu Onofre da Silva (Ceará da Adega), que institui o Programa Lixo Zero no município.

O programa tem como objetivo minimizar o despejo de lixo reciclável no meio ambiente, promovendo sua reutilização sustentável e a geração de energia renovável. O programa busca reduzir a quantidade de resíduos sólidos destinados à disposição final, disseminar conceitos de redução, reutilização e reciclagem por meio da educação ambiental e erradicar o trabalho no lixo nas áreas de disposição dos resíduos municipais.

Ainda entre os destaques da Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 35/25, da vereadora Vilma Teixeira, que denomina de Rua José Ferreira de Jesus uma via localizada no bairro Travessão, e o Projeto de Resolução nº 08/25, do vereador Antonio Carlos Junior, que cria Comissão de Representação para participação na 3ª Conferência Nacional das Vereadoras, em Brasília.

Na sessão também foram mantidos os vetos do Executivo, sendo veto total ao Projeto de Lei nº 27/25, de autoria do vereador Marcelo Pereira, que denominava a atual Travessa Hum como Rua Nilza Paixão e o veto parcial ao Projeto de Lei nº 32/25, do vereador Antonio Carlos Junior, que trata da obrigatoriedade de placas com informações em imóveis para locação.

A sessão contou ainda com anúncio da mudança na liderança do prefeito Mateus Silva dentro do Legislativo. A vereadora Gislaine de Oliveira (Dra. Lalá) deixou a função de líder do Executivo na Casa, sendo substituída pelo vereador Marcelo Pereira, que assume a responsabilidade de representar e articular as pautas do governo municipal junto aos parlamentares.

No expediente também foram apresentadas moções de congratulações e repúdio, e ao todo, foram encaminhados 16 requerimentos ao Executivo Municipal, solicitando providências sobre iluminação pública, transporte coletivo, manutenção de UBSs, programas sociais, segurança, esporte e infraestrutura nos bairros.

As sessões da Câmara Municipal de Caraguatatuba são transmitidas ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube, pelo site oficial da Câmara (www.camaracaragua.sp.gov.br) e pela página no Facebook (facebook.com/CamaraMunicipaldeCaraguatatuba). Acompanhe também o legislativo pelo instagram e fique por dentro das novidades (@camaracaraguatatuba).

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de Ilhabela reforça dias de coleta de lixo e orienta moradores a colocarem resíduos somente nos horários corretos

A Prefeitura de Ilhabela reforça à população a importância de seguir corretamente os dias e horários da…

5 minutos ago

Prefeitura de São Sebastião realiza operação integrada para coibir ocupações irregulares e danos ambientais na Baleia Verde

A Prefeitura de São Sebastião realizou, na última semana, uma operação integrada no Sertão da…

12 minutos ago

Câmara aprova em primeiro turno orçamento 2026 e reajuste dos Vales Alimentação e Refeição dos servidores públicos

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou, nesta terça-feira (25/11), a 38ª Sessão Ordinária seguida da…

8 horas ago

Serramar Shopping celebra 14 anos com expansão, novas operações e fortalecimento do turismo no Litoral Norte

Só em 2025, o empreendimento inaugurou hotel internacional e continua ampliando seu mix de lojas…

13 horas ago

Circuito Mares reúne atletas de todo país na etapa de Ubatuba

No próximo final de semana, Ubatuba recebe mais uma etapa do Circuito Mares. A competição…

13 horas ago

Secretária da Sepedi faz balanço de 11 meses à frente da pasta em Caraguatatuba

A secretária, Ivy Monteiro Malerba, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi)…

18 horas ago