Vereadores de Ilhabela entregam Títulos de Cidadão Honorários e de Gratidão Caiçara durante Sessão Solene em comemoração aos 216 anos de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela

Em noite especial e em festividade ao aniversário da cidade, a solenidade foi marcada pelos 16 homenageados que foram agraciados com os Títulos e por muita emoção.

Em festividade ao aniversário de Ilhabela a Câmara Municipal realizou na noite dessa sexta-feira (03/09) Sessão Solene em comemoração aos 216 anos de Emancipação Político-Administrativa da cidade, ocasião em que os vereadores entregaram Títulos de Cidadão Honorário e de Gratidão Caiçara.

Durante a Solenidade, que contou com a presença do Prefeito Municipal, Antonio Luiz Colucci, foram agraciados 16 dos 17 homenageados. O velejador Alex Di Francesco Kuhl não pode estar presente por estar participando da Semana de Vela do Rio de Janeiro, segunda fase classificatória para o Campeonato Mundial da Vela Jovem de 420, buscando classificação para o Mundial que acontecerá em Dezembro, em Oman, nos Emirados Árabes.

Conheçam um pouco dos homenageados da noite que foi marcada por muita emoção e também saibam quais vereadores concederam a honraria.

A presidente da Casa, vereadora Diana Matarazzo Falcão de Almeida, concedeu o Título de Cidadão Honorário ao senhor Heiko Obermüller, nascido em ULM, Alemanha, mas que há 23 anos está no Brasil. Após a perda de um dos seus filhos para o câncer, Heiko encontrou na fé de que Deus poderia dar um novo rumo a sua história e assim se tornou pastor. E com visão futurista, sua primeira igreja surgiu em uma barraca de praia na cidade de Fortaleza, local que começou a atrair muitos jovens e deu forma a um grande movimento. Veio para Ilhabela com a missão de criar o mesmo projeto de acordo com a realidade da cidade e já se foram 8 anos de muitas conquistas, projetos diversos na área de empreendedorismo e social, ajudando muitas pessoas.

Diana também agraciou com o Título de Gratidão Caiçara a senhora Priscilla Ferreira Dias, de família tradicional caiçara, que sempre contribuiu para que Ilhabela pudesse crescer, seu avô e tio foram prefeitos do município. Em busca de um legado e sonhos, Priscilla cursou a faculdade de Administração para se profissionalizar e ajudar o negócio da família a ser algo forte e sólido. Mais tarde ingressou na faculdade de Direito e se formou em 2014. Como advogada é engajada principalmente nas causas de acolhimento a mulheres em situação de risco e violência doméstica. Líder da comissão de mulheres da OAB Ilhabela, tem inspirado tantas outras a servirem as vítimas de violência doméstica, desenvolvendo projetos diversos.

O vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado) homenageou com o Título de Gratidão Caiçara a senhora Elisete de Souza Cruz Arruda, de família humilde, morou até seus 5 anos na comunidade da Serraria. Em 2006 foi escolhida para a missão de pastorear a igreja evangélica Assembleia de Deus, ministério do Belém, e desde então vem trabalhando arduamente em projetos de cunho assistencial, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade social, prestando o devido amparo material e espiritual a essas pessoas.

Alessandro ainda concedeu o Título de Cidadão Honorário ao senhor Carlos Ribeiro Soares, conhecido carinhosamente como Carlão. Nasceu em São João do Vacária, veio para Ilhabela em 1999 em busca de um futuro melhor, e desde então tem construído um legado na cidade. Passou dificuldades e nesse começo difícil, foi trabalhar no restaurante Cheiro Verde e lá ficou por 14 anos. Hoje, é proprietário do restaurante Pimenta de Cheiro, contribuindo para a geração de empregos e na economia do município. Emprega aproximadamente 50 pessoas e sempre prioriza adquirir sua matéria prima principal, que é o peixe, do pescador local.

O vereador Alexander Augusto Jesus (Leleco Augusto) agraciou com o Título de Gratidão Caiçara a senhora Milva Aparecida Medeiros da Silva, caiçara da terra, é professora e Pedagoga com Especialização em Educação Especial. Atua desde 1992, após efetivação em concurso público, como professora de Educação Infantil, iniciando uma promissora carreira. Também teve papel significativo na abertura da APAE de Ilhabela, no período de 1989 a 1991. Passou por coordenação de escolas no município, mas foi em 2014 que foi convidada para a função de Diretora da escola Eva Esperança Silva, na Água Branca, onde permaneceu até 2018. Consolidava-se ali, o marco em sua vida profissional. Colocando em prática toda teoria de seus aprendizados, junto à equipe de coordenadores, professores e funcionários. Participou da reconstrução da Fanfarra Escolar, que fez história para todos os integrantes, pela contribuição e acolhimento dos alunos.

Leleco também homenageou com o Título de Cidadão Honorário o senhor Raimundo Pedro Nunes Neto, conhecido como Raimundinho, nasceu em Cedro, Ceará, e chegou em Ilhabela em 1987. Funcionário público efetivo no cargo de serviços gerais, atualmente trabalha na Defesa Civil. Realiza trabalho social admirável em todas as comunidades de Ilhabela. Treinou a equipe de Montan Bike Downhill, conhecido como os Bikes da Colina, composta por cerca de 20 atletas entre jovens e adultos de todos os bairros. Um exemplo de vida, de lutas e conquistas, homem simples e merecedor, que pensa sempre no próximo.

O vereador Edilson dos Santos (Edilson da Ilha) concedeu o Título de Cidadão Honorário ao senhor Valdecir Aparecido Pinto Barbosa, nascido em Guarulhos, de família humilde. Aos 7 anos começou a trabalhar na chácara onde morava no plantio e colheita de legumes. Inclinado para os negócios, com 11 anos começou a negociar as vendas desses legumes junto a CEAGESP, em São Paulo. Em 1997 abriu sua primeira empresa, o início de uma história de sucesso. Em 2019 passou a investir em Ilhabela, viabilizando condições de trabalho e oportunidade de profissionalização e crescimento. E foi assim que nasceu o Supermercado Minimaxx, empresa com participação ativa no auxílio as instituições locais, especificamente ao Fundo Social de Solidariedade.

Edilson ainda agraciou com o Título de Cidadão Honorário o Capitão PM Eduardo Gonsales dos Santos, nascido em Guarulhos, em 1989 se mudou para a cidade de Caraguatatuba com seus pais. Em 2002 entrou para a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Assumiu o comando da primeira companhia do vigésimo batalhão de Polícia Militar do Interior em 2016, ainda como Primeiro Tenente, na sequência foi promovido ao posto de Capitão. Em Ilhabela, sua gestão foi desenvolvida na Patrulha Maria da Penha, e posteriormente estendendo essa modalidade de policiamento para a cidade de São Sebastião. Capitão Gonsales sempre se dedicou ao máximo à causa pública, tendo sua gestão pautada em uma segurança humanizada e comunitária, onde o bem estar social está em primeiro lugar.

O vereador Ezequiel Alves (Ezequiel Cabelereiro) homenageou com o Título de Cidadão honorário o senhor Eber de Jesus Pereira, natural de Apuarema, Bahia, iniciou sua trajetória em Ilhabela em 1998. Desde muito jovem desenvolvia trabalho de evangelização de rua, com a inclusão social de pessoas que sofriam com a dependência química. Em 2010, quando já servia como Presbítero na Igreja Assembleia de Deus, Ministério de Santos, foi convidado para ser Pastor, e desde então tem desenvolvido um trabalho, acreditando na inclusão de pessoas por meio de evangelização, acolhimento, e auxílio aos familiares.

Ezequiel também concedeu o Título de Gratidão Caiçara ao senhor Paulo José da Silva, caiçara do lado norte da Ilha (Armação), trabalhava na roça com seus pais. Na adolescência trabalhou com a pesca de rede boiada, tradição de família que foi passada de pai para filho. E por 22 anos se dedicou ao trabalho em barco traineira. No início dos anos 80, entrou para o funcionalismo municipal, trabalhando na limpeza pública, varrendo as ruas, onde exerceu esse papel por 20 anos. Hoje aos 87 anos, aposentado, após uma vida inteira de trabalho, levou uma vida com muita dignidade, integridade e honestidade. Sempre com muito orgulho em ser caiçara e nunca ter saído de sua cidade, honrando suas raízes.

O vereador Felipe Gomes homenageou com o Título de Cidadão Honorário o senhor Flávio Antônio de Souza, nascido na Santa Casa de Ilhabela, mas registrado em São Sebastião. Popularmente conhecido como Feijão, vem de família tradicional da comunidade do Bonete, tem orgulho em dizer que é filho de Ilhabela. Desde sua infância cultiva esse amor pela natureza e pela cultura caiçara, sempre foi muito ativo na defesa pelos interesses da comunidade. Hoje ocupa a função de vice-presidente da Associação Bonete Sempre.

Felipe também concedeu o Título de Cidadão Honorário ao senhor Flávio Dias Patricio, natural de São Paulo, sua história com o município vem desde sua juventude. Atualmente alterna moradia entre São Paulo e Ilhabela. Flávio ocupa o cargo de assessor especial da presidência na CBVela -Confederação Brasileira de Vela. A proximidade com Ilhabela fez com que participasse de muitos projetos e viabilizasse convênios, especialmente na área do esporte.

O vereador José Pereira da Silva (Zé Preto) agraciou com o Título de Cidadã Honorária a senhora Maria Aparecida Oliveira Silva (Cida Oliveira), natural de Coronel Murta, Minas Gerais, mudou-se para Ilhabela em 1999. Cida sempre se empenhou a ajudar famílias carentes e procurava meios para atender essas pessoas. Arrecadava doações de alimentos e roupas, e também montava cestas básicas por conta própria.

Zé Preto também concedeu ao senhor Jefferson Augusto Jesus dos Santos, conhecido como Maestro Jota, o Título de Gratidão Caiçara. Autodidata, aprendeu instrumentos musicais da família das cordas, teclas e percussão. Produziu, em 2005, o Hino de Ilhabela, e com poucos recursos, tendo como base uma partitura muito antiga, criou os arranjos e preparou a gravação. Em 2006 entrou para o curso de música livre do Conservatório VILLA LOBOS, em São José dos Campos. Em 2007 ingressou na faculdade de Artes onde se formou em Bacharel em Música. Em 2008 passou uma temporada na Europa, onde foi nomeado o Embaixador da Música Brasileira pela rádio “Mamaterra” da cidade de Hamburgo, na Alemanha. Hoje está a frente da Fundaci, onde vem exaltando arte e cultura, com seu traço cultural marcado por sua família em Ilhabela.

Já o vereador Raul Cordeiro (Raul da Habitação) homenageou com o Título de Cidadão Honorário ao senhor Geraldino Fideles Pereira, de Josenópolis, Minas Gerais. Conheceu Ilhabela em 1988 e veio para trabalhar como ajudante de obras. No período em que trabalhou com obras, também atuou como pizzaiolo e em bares, tendo como sonho montar o seu próprio negócio. Feito que conseguiu em 2010, depois de muito esforço, trabalho e dedicação. O Bar do Geraldino, como é conhecido em todo o alto da Barra Velha, é ponto de encontro para muitas pessoas da região, além de ser um verdadeiro líder e exemplo para toda a comunidade local.

Raul ainda agraciou com o Título de Gratidão Caiçara o senhor Edisio Pereira dos Santos Junior, conhecido como Jota, nascido em Jequié, na Bahia. Chegou em Ilhabela com apenas 15 anos, em busca de trabalho e melhores condições de vida. Atuou como ajudante de obras, motorista e repositor. Presta trabalho voluntário, e é conhecido pelo serviço social que ajuda a desenvolver na igreja Ministério de Madureira no Green Park, com arrecadação e doação de alimentos aos que mais precisam.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Rodovia dos Tamoios contará com operação especial para Feriado do Dia do Trabalho

A Concessionária Tamoios realizará operação especial para o Feriado do Dia do Trabalho. A expectativa…

10 horas ago

SP vai implantar projeto piloto de operação portuária com plataforma digital

Porto de São Sebastião, na Baixada Santista, será o primeiro do Brasil a operar com…

13 horas ago

Mais de 270 doses são aplicadas no “Sextou com Vacina”

A Secretaria Municipal de Saúde aplicou 278 doses de imunizantes durante a campanha “Sextou com…

13 horas ago

Fundart divulga programação da XXII Festa do Trabalhador

Forró, sertanejo, chorinho e as músicas do momento tocadas por DJs prometem agitar a XXII…

13 horas ago

Dubladores de personagens de Naruto e Dragon Ball Z são atrações do 3º Geek Games

O maior encontro regional de games e cosplays começa nessa quinta-feira (2/5), na Praça da…

13 horas ago

Prefeitura intensifica fiscalização em adegas e bares em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e Vigilância Sanitária, realizou uma…

13 horas ago