1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra sarampo começa amanhã em Caraguatatuba

Nesta segunda-feira (10/02), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra sarampo, que será focada em crianças e jovens com idades entre cinco e 19 anos.

As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, com exceção da UBS Tabatinga, e qualquer pessoa com idade entre seis meses a 59 anos pode aproveitar para atualizar a carteirinha de vacinação.

A campanha segue até o dia 13 de março e tem como objetivo imunizar aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina ou tenha recebido apenas uma.

Crianças, jovens e adultos com idades entre seis meses e 29 anos que possuem apenas uma dose da vacina estão com o esquema incompleto. Nessa faixa etária, o correto é que cada pessoa tenha tomado duas doses da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.

Em 2019, foram registrados 11 casos positivos da doença no município, sendo um deles na faixa etária de cinco e 19 anos. Nenhum dos casos veio a óbito.

No Dia D de mobilização, que está marcado para dia 15 de fevereiro (sábado), estarão abertas as UBS’s do Perequê-Mirim, Porto Novo, Morro do Algodão, Tinga, Sumaré e Massaguaçu.

Sintomas

A Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba alertou que o sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais. A principal característica da doença são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.

Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.

Próxima etapa

A 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo será realizada do dia 03 ao 31 de agosto, com o Dia D de mobilização marcado para dia 22 de agosto. Nessa fase, o público-alvo serão pessoas na faixa etária de 30 a 59 anos.

Deixe um comentário