Conselho Gestor da Armação se reúne para definir funcionamento da UBS durante a pandemia do coronavírus

O Conselho Gestor da UBS do bairro da Armação, realizou na manhã de quinta-feira (26), uma reunião extraordinária, que teve como pauta o enfretamento do Coronavírus instalado em Ilhabela, e ao plano de contingenciamento apontado pelo comitê de gerenciamento instalado pela gestão municipal e o grupo técnico da saúde.

Com base na construção coletiva a partir do encontro, foi democraticamente apontado a necessidade de o posto de saúde permanecer aberto e definido que a equipe de saúde da Armação ficará trabalhando com sua equipe básica, esses direcionamentos foram decididos tanto pela população como pelos profissionais de saúde presentes.

“Os Conselheiros podem opinar, sugerir e nortear a solução dos problemas locais em saúde, onde o produto de suas discussões alcance bons resultados. Para tanto, é fundamental a compreensão do SUS, das políticas públicas do município e da sua relação com o território de atuação”, orienta o secretário de saúde, Gustavo Barboni.

Segundo a secretária adjunta de saúde Ana Maria, isso nada mais é do que exercer o controle social. “Assim, a população, por meio do Conselho Gestor, ajuda a planejar a política de saúde e fiscaliza os processos locais da saúde”.

O Conselho tem a possibilidade interação com outros diversos órgãos e instituições para ampliar seu campo de atuação, buscando uma maior resolutividade de suas ações. Seus membros devem seguir uma conduta ética e política na ação conselheira. “A participação popular e o controle social são essências para a consolidação dos princípios do SUS e demostra o poder que a população pode exercer com seus atos de cidadania”, falou o coordenador da Atenção Básica, Antonio Galante.

Os Conselhos Gestores são constituídos por representação do poder público e da sociedade civil, paritários, onde são representados por 50% da população, 25% da gestão dos profissionais de saúde locais e 25% dos profissionais de saúde locais.

Apesar da ampla participação popular, a reunião aconteceu em ambiente aberto, com ventilação e amplo espaço entre os membros, todas as normas de segurança foram observadas e delineadas para que o lugar estivesse seguro com relação ao COVID-19.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!