Caraguatatuba já realizou 2,5 mil exames de tomografia em pacientes com suspeita de Covid-19

Os pacientes que procuram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro, com suspeita de Covid-19 passam por avaliação médica e havendo indicação, passam por tomografia, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Esse exame, específico, tem um papel importante na triagem do paciente e auxilia a equipe médica a direcionar os procedimentos que serão adotados durante o atendimento, porque o novo coronavírus ataca, principalmente, o sistema respiratório.

“Com esse exame, conseguimos antecipar o diagnóstico do paciente suspeito de Covid-19. Dá para constatar a lesão pulmonar em estágio inicial e começar o tratamento imediatamente, no caso do novo coronavírus ou de outras enfermidades”, destacou o coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caraguatatuba, Gustavo Boher.

Até o momento, 2.512 tomografias foram realizadas sendo que 771 tiveram como resultado a imagem de vidro fosco (30,69%), aspecto típico de quem está com o novo coronavírus.

De acordo com técnicos da Secretaria de Saúde, havendo sobrecarga de exames na UPA Centro, os pacientes são encaminhados para o setor de tomografia da Casa de Saúde Stella Maris ou do Hospital Regional do Litoral Norte.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!