Mais câmeras de vigilância são instaladas na Costa Norte de São Sebastião

Nova tecnologia permite verificar se veículos são furto ou roubo

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança (SEGUR), está instalando mais câmeras de vigilância nas entradas do município.

Esta semana, na subida da serra do bairro da Enseada, Costa Norte da cidade, foram instalados duas câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que consegue fazer o reconhecimento óptico de caracteres, no caso, as placas dos veículos que entram e saem do município.

Só de equipamentos com OCR’s, serão cerca de 20, que também serão instalados no Canto do Mar e Jaraguá, além da divisa com os municípios de Caraguatatuba e Bertioga. Os bairros de Juquehy, Boiçucanga, e Maresias também receberão tecnologia semelhante. Na região central, na entrada da Topolandia – um dos bairros mais populosos da cidade, também conta com câmeras OCR’s.

Fotos: Luciano Vieira/PMSS

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM)Mauro Oliveira, todas as câmeras, OCR’s e de monitoramento são conectadas ao Centro de Operações Integradas (COI). “O Governo Municipal investe em um sistema de monitoramento por toda a extensão da cidade. Está sendo construída uma muralha eletrônica em São Sebastião. É possível verificar todos que entram e saem da cidade, e se esses veículos são produto de roubo ou furto”, considerou o comandante.

Até o próximo mês, o sistema de monitoramento em São Sebastião dispõe de mais de 1000 câmeras. A maioria com giro de 360 graus e o sistema de zoom. Além de câmeras instaladas nos prédios públicos; ônibus coletivos; e em condomínios.

DETECTA – Vale lembrar que São Sebastião, que foi a primeira cidade a integrar o Detecta, sistema de monitoramento inteligente, que integra bancos de dados das polícias paulistas e que identifica placas de veículos roubados que informa a todo o Estado de São Paulo.

Segundo a Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), em janeiro de 2017 a cidade contava apenas com seis câmeras, sendo que nem todas operavam diariamente.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!