Prefeitura amplia controle de acesso à travessia para Ilhabela a partir das 6h deste sábado

  Haverá medição de temperatura antes do embarque; controle no limite depessoas na tenda de embarque e marcação de espaçamento

Preocupada com o aumento significativo dos casos confirmados de Covid-19 no arquipélago, a Prefeitura de Ilhabela anunciou novas ações no enfrentamento à proliferação da doença. A partir das 6h deste sábado (12), além das ações educativas já existentes, também haverá medição de temperatura antes do embarque; controle do limite de pessoas nas tendas, com marcações de espaçamento e, dentro da ilha, ocorrerá fiscalização da empresa de ônibus urbano (Fenix) responsável pelo transporte coletivo, com observação relativa à capacidade máxima (total de passageiros
sentados) e a higienização dos ônibus após cada viagem.

Nessas novas ações, o morador de Ilhabela também terá embarque preferencial na travessia de pedestre na balsa. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo está notificando todas as empresas de excursões turísticas, que conseguiu identificar, sobre o novo procedimento. São empresas que fazem excursão por meio de São Sebastião e fazem embarque de pedestres na balsa e nos ônibus urbanos da cidade.

Morador também terá embarque preferencial como pedestre na travessia em Ilhabela

Atenção ao concurso
Devido à possibilidade de demora na liberação do acesso à travessia, com as novas medidas de saúde, a prefeitura orienta as pessoas que farão as provas do concurso público, neste final de semana, para chegarem com muita antecedência à balsa.

Números alarmantes
Essas ações completam outras recentes iniciativas anunciadas pela Prefeitura de Ilhabela para combater a proliferação da doença na cidade, que registrou um crescimento preocupante do número de casos. Em um mês, de novembro até 11 de dezembro, houve um crescimento de 36% do número de casos confirmados, ou seja, eram 1724 casos e agora são 2342. Só no último sábado (dia 4), foram confirmados mais 99 casos. E a média móvel de novos cresceu 68% nos últimos 14 dias, saltou de 19 para 32 casos.

Novo hospital
A cidade vive o maior pico dos casos confirmados da doença. Hoje são 252, enquanto o maior pico havia sido em julho, com 224 casos. Pela preocupação com toda essa situação, a prefeitura preparou a criação de um hospital de campanha ao lado do estacionamento do hospital Mário Covas, que ficará pronto nos próximos 10 dias e atenderá internações de pacientes que não são diagnosticados com Covid-19.

Terá lotação máxima de 46 leitos, mas será iniciado com capacidade de 20 leitos. Na fase anterior do enfrentamento, as pessoas nessa situação eram internadas no prédio do CAPS-AD. Essa nova estrutura é necessária porque atualmente a cidade tem à disposição da população 11 leitos intermediários e 4 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para casos de COVID. Com a nova medida, haverá 25 leitos de enfermaria intermediária e 5 leitos de UTI, dentro da Internação controlada pelo Hospital Mário Covas. Ilhabela tem cinco pacientes internados fora da cidade e 10 internados no Mário Covas.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!