Prefeitura de São Sebastião inaugura Rancho dos Pescadores de Maresias

Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e Secretaria de Obras (SEO), inaugurou o Rancho dos Pescadores de Maresias “Daniel Nerino Moreira”, homenagem ao pescador conhecido como “Não tem negócio”, que dedicou a maior parte da vida à pesca artesanal e foi um dos principais responsáveis por manter as tradições caiçaras na comunidade.

A cerimônia, acompanhada por familiares, moradores e autoridades, contou com a benção do padre Carlos Alexandre Rodrigues, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Boiçucanga.

A administração municipal, desde o início da primeira gestão, tem mantido diálogo constante com os pescadores e atendido às reivindicações, como a reforma e manutenção dos espaços locais, importantíssimos para a preservação da pesca artesanal e cultura caiçara.

“São muitas as realizações em favor da pesca, com investimentos no defeso, apoio, estruturação e atendimento para a pesca. Fizemos o que nunca fizeram, a cidade estava abandonada. Esse rancho é mais uma sementinha de defesa da cultura caiçara. Nosso governo apoia, respeita e defende a cultura caiçara”, destacou o prefeito Felipe Augusto, na ocasião.

O novo rancho está localizado na Rua Uirapurus, s/n.º, em Maresias. O espaço atende cerca de 20 pescadores locais e é usado para abrigar canoas, barcos, redes e apetrechos de pesca.

MAIS RANCHOS

Além do rancho entregue nesta sexta-feira, também estão em andamento a construção de um rancho de pescadores na praia de Cigarras, a ampliação do rancho de pescadores da praia de Boiçucanga, e a obra a ser iniciada de um espaço em Paúba. Ao todo, as obras somam cerca de R$ 690 mil.

Outros quatro ranchos de pescadores foram reformados e reinaugurados pela Prefeitura: um na praia de São Francisco, em 2019; o Rancho dos Fortunatos, na Praia das Figueiras; do Pararanga, no Porto Grande; e “Joaquina Peixoto de Oliveira”, na Enseada.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!