Ilhabela Bird Week segue até domingo e foca na formatação de novos produtos e valorização do patrimônio ambiental

A Prefeitura realiza até o próximo domingo (24/10) o Ilhabela Bird Week, destacando mais um seguimento do turismo com a gestão e a valorização do seu patrimônio ambiental. A abertura foi realizada na quarta-feira (20) na Fazenda Engenho D’Água.

A abertura do evento contou com a participação de autoridades locais e amantes do Birdwatching e foi transmitido ao vivo pelo Youtube.

“O turismo é a pasta da transversalidade, temos que diversificar os nossos produtos, porque Ilhabela é muito mais do que sol e praia, muito mais que o turismo de aventura e ecoturismo. Esperamos que esse evento contribua para agregar conhecimento tanto para os profissionais que já atuam na observação de pássaros e também para os que trabalham em outros segmentos, que seja útil para troca de informações e experiências entre os participantes e que possa estimular a viabilização de negócios e a formatação de novos produtos para observação de aves. Além disso, que seja uma forma de consolidar Ilhabela nesse mundo fascinante da observação de aves”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite.

Fotos: Paulo Stefani

Para o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, o evento também contribui para a preservação do arquipélago. “O Ilhabela Bird Week leva as pessoas a conhecerem e terem conhecimento da importância da preservação do Meio Ambiente e das aves. Nós, seres humanos protegemos e preservamos o que conhecemos. Esse evento faz parte de uma atividade lúdica e de conservação ambiental, para ser contemplado pelas próximas gerações”.

A secretária de Educação, Lídia Sarmento, também participou do evento e destacou que quando os alunos do município são envolvidos em atividades de Educação Ambiental acabam sendo multiplicadores do conhecimento. “Fico feliz em ver que o símbolo desse evento é o papagaio moleiro, tivemos há alguns anos um concurso cultural, que envolveu toda a rede municipal de ensino com desenhos para definir a ave símbolo de Ilhabela e o papagaio moleiro foi o grande vencedor”.

Após a cerimônia de abertura, o evento seguiu com programação: Mulheres e Observação de Aves com Kacau Oliveira, Lili Fialho, Vilma de Oliveira, Silvana Davino, Luciane Leite – Milena Corbo, Aline Alegria – painel;
Panorama da Avifauna do Arquipélago de Ilhabela com Patrick Pina – palestra; e Mata Atlântica, Aves e Árvores Jovani Monteiro – palestra.

Ilhabela atrai os amantes da observação de pássaros por diversos motivos encanta a todos com mais de 40 praias paradisíacas, rica flora que abriga árvores centenárias e espécies raras em sua fauna diversificada, além de belas cachoeiras.

A cidade possui 85% de área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, que é considerado Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO e área Importante para a Conservação das Aves, pela Birdlife International. O arquipélago abriga as 10 maiores montanhas insulares do país, com picos que passam de 1.300 metros de altitude, cobertos pela exuberante Mata Atlântica, além de área de mangue e extensa faixa costeira. Tais características do relevo proporcionam a ocorrência de rica avifauna, com mais de 390 espécies, entre elas o Papagaio-moleiro (Amazona farinosa), eleito a Ave Símbolo de Ilhabela, o Araçari-poca (Selenidera maculirostris), espécies raras como a Jacutinga (Aburria jacutinga), Macuco (Tinamus solitarius), Coruja-preta (Strix huhula), Saíra-sapucaia (Tangara peruviana), Gavião-de-penacho (Spizaetus ornatus) e aves marinhas, entre elas o Trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea), Maçarico-de-sobre-branco (Calidris fuscicollis) e Albatrozes, nos meses mais frios.

Com tamanho potencial não é à toa que estamos o Ilhabela Bird Week 2021. Este evento é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, executado pela Conteúdo Brasil feiras e eventos.

Confira a programação completa em https://linktr.ee/ilhabela_bird_week.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!