Gatos aparecem mortos no bairro Olaria em Caraguatatuba

Moradores do bairro Olaria em Caraguatatuba estão preocupados depois que três gatos apareceram mortos no bairro com suspeita de envenenamento em três dias.

Os donos de gatos suspeitam de alguém que esteja dando carcaça de peixe com chumbinho para os animais. Nesta terça-feira (07/12), uma moradora encontrou o seu gato morto na rua com suspeita de envenenamento. “Não posso acreditar que mataram meu filho. Ele está comigo desde pequeno e estava castrado 5 anos” , contou a moradora.

Gato encontrado na manhã de hoje pela dona no bairro Olaria em Caraguatatuba/Foto arquivo pessoal

No começo de novembro, moradores e protetores de animais denunciaram à polícia a suspeita que 15 gatos tenham sido mortos por envenenamento no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. O último caso foi de um felino que foi encontrado morto num terreno baldio no bairro com a boca cheia de espuma com suspeita de envenenamento.

Vetérinario salvou sete gatos que foram evenenados no bairro Perquê-Mirim, no começo de novembro

O médico veterinário Jurandyr Romano Junior, conseguiu ajudar a salvar sete gatos que estavam passando mal depois de comer algum alimento oferecido por uma pessoa em uma motocicleta.  “Esses gatos tiveram sorte por eu estar numa loja onde eu sou responsável técnico e a moradora chegou com um gato desesperadaNa hora já sabia pela minha experiência  de 25 anos na área, que o animal foi envenenado com chumbinho. Já entrei com medicamento por suspeita de intoxicação por chumbinho, e conseguimos salvar sete gatos. “Isso é uma chacina, a pessoa que faz isso é um inconsequente tem que ser preso, isso é um crime inafiançável. Ele não sabe o risco que ele está causando. E se uma criança pega essa salsicha e come pode até morrer”,  contou o veterinário na época.

Maus-tratos

Quando o assunto é denúncia de maus-tratos ou crueldade contra animais, o Brasil possui legislação pertinente e autoridades competentes que são responsáveis pela manutenção da lei e punição de crimes

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação, utilização em shows que possam lhes causar lesão, pânico ou estresse, agressão física, exposição a esforço excessivo e animais debilitados (tração), rinhas, etc. –, vá à delegacia de polícia mais próxima para lavrar o Boletim de Ocorrência (BO), ou compareça à Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

É possível denunciar também ao órgão público competente de seu município, na cidade de Caraguatatuba no Centro de Controle de Zoonoses, (12)3887-6888 ou no meio ambiente no caso aqui Polícia Militar Ambiental (12)3886-2200.

No caso dos três gatos que apareceram mortos no bairro nesta semana os proprietários foram orientados a elaborar o boletim de ocorrência na delegacia da cidade.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!