Profissionais de saúde de Caraguatatuba iniciam aula prática para aplicar teste rápido de HIV, Hepatites e Sífilis

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) iniciou, nesta segunda-feira (25), a parte final da capacitação para 80 profissionais de saúde quanto à aplicação do teste rápido para diagnóstico de HIV, Hepatites e Sífilis.

O treinamento segue até sexta-feira (29), sendo realizado em grupos fracionados. O objetivo é deixar os profissionais bem treinados para identificar as doenças precocemente, realizando o tratamento adequado e aumentando as chances de cura dos pacientes.

Participam do treinamento enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Hospital Regional do Litoral Norte e da Casa de Saúde Stella Maris.

“A prática é de extrema importância para o profissional de saúde que já passou pela teoria oportunizando a prática do exame. Esta experiência auxilia na abordagem e na realização dos exames”, enfatiza o enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes.

Os profissionais de saúde passaram pela capacitação teórica nos dias 20 e 21 de julho na Fundacc. Na ocasião, foram apresentados os dados do município em relação às doenças; importância de preencher corretamente a ficha de notificação; os cuidados do técnico no momento do teste, entre outros assuntos.

Para o secretário de Saúde, Gustavo Boher, a capacitação anual é necessária, visto o ingresso de novos profissionais e o aumento dos números de atendimento nos equipamentos de saúde.

O teste rápido é gratuito para toda população acima de 12 anos de idade, sendo realizado de segunda à quinta-feira, das 9h às 15h, na UAMI. Caso o resultado seja positivo para alguma doença, é iniciado imediatamente o tratamento. As Unidades Básicas de Saúde também realizam o teste gratuitamente.

A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, no Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!