
Fundass abre exposição com registros históricos dos desfiles cívicos e memórias caiçaras de São Sebastião
A Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) inaugura, em setembro, na Casa do Patrimônio, espaço dedicado à guarda e preservação dos documentos históricos de São Sebastião, uma mostra especial em celebração ao Dia da Independência do Brasil.
A exposição reúne fotografias do acervo de Agnello Ribeiro, que retratam os desfiles cívicos da década de 1960, com destaque para a participação dos alunos do Colégio Henrique Botelho. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, durante todo o mês.
Com essa iniciativa, a Casa do Patrimônio pretende, a cada mês, expor um documento histórico de seu acervo, ampliando o acesso da população à memória local e estimulando o debate sobre a importância da preservação da história.
Exposição ‘Memórias Caiçaras’
Além da mostra fotográfica, o público também poderá conhecer a Exposição ‘Memórias Caiçaras’, inspirada na coleção de livros organizada pela professora Érika Palumbo, que reúne relatos e poesias de antigos moradores.
Entre os destaques está o depoimento de Anna Senna Botelho, filha mais velha do professor Henrique Botelho, patrono da escola que leva seu nome. No livro Histórias do Tempo Antigo de São Sebastião, ela narra o período em que viveu na cidade, entre 1898 e 1910, descrevendo famílias, moradias, alimentação, costumes, vestimentas e brincadeiras.
A coleção ainda reúne outras obras importantes, como:
A Lenda do Litoral Paulista – Manuel Hippólyto do Rego
São Sebastião do Meu Tempo de Menina – Neide Palumbo
Crônicas de Quarteirão – Álvaro Dória Orselli e Neide Palumbo
Caiçaras de Juqueí – Beni Daud
Uma Janela Para o Passado – Iraydes Lobo Vianna do Rego
Enseada – Sua História Por Sua Gente – Ilza Celeste Sant´Anna de Castro
Alma Caiçara: Poesias e Histórias – Sebastião Salomão
Eu, o Amor, Uma Existência – Maria Isabel S. Camargo
Terralão – Geraldo de Buta
Rosário de Capiá – Nhô Bento
Os livros estarão disponíveis para leitura e consulta no local, oferecendo ao visitante uma viagem pela história e cultura caiçara.