Simulado da Defesa Civil na Vila Sahy atende mais de 20 famílias e tem participação de crianças e adolescentes

Uma grande movimentação tomou conta da Vila Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, nesta quarta-feira (5/11) com a realização do simulado de evacuação de área de risco. Às 9h em ponto soou a sirene instalada no bairro e os agentes da Defesa Civil, órgão ligado à Secretaria de Segurança Urbana (Segur) subiram pelas ruas Ricardo Queiróz, 23 de Novembro, Manoel Neto, Paula Gomes, São José, São Jorge, Luís Basílio dos Santos e travessas Pica Pau e Tiê para solicitar que os moradores descessem até o Ponto Seguro montado no Ginásio Instituto do Verdescola.

Pela primeira vez, a ação contou com a ação de aspirantes da Guarda Mirim e alunos das escolas municipais Henrique Tavares de Jesus, da Barra do Sahy, e Mathew Lucca Carmo Damasceno, de Cambury, que integram o Projeto Escolas Seguranças, uma parceria da Secretaria da Educação com o Instituto Conservação Costeira, totalizando quase 60 crianças e adolescentes.

Um dos primeiros a descer, o encarregado de manutenção, José Anecleto de Jesus, 60 anos, lembrou o que vivenciou na catástrofe de 19 de fevereiro de 2023 e da importância de saber para onde ir em uma situação semelhante.

“Começou a chover forte e eu estava em Juquehy. Um colega ligou falando do alagamento e fui para minha casa aqui na Vila e verifiquei as outras que tinha alugado. Meus inquilinos não queriam sair, e quando vi a água escura descer, peguei os dois filhos da vizinha e disse que os levaria lá pra baixo. Foi quando ela saiu também. Hoje a gente sabe para onde se dirigir, de forma organizada e no momento certo”.

A diarista Sara Regina Cordeiro, 47 anos, e a dona de casa Neide Maria Silva de Menezes, 68 anos, também se dispuseram a sair e pegar orientações com a equipe do Fundo social que já estava a postos no ginásio. Depois de tudo que passamos, saber como proceder é muito importante”.

Também estiverem presentes pela prefeitura representantes da Segur com o Departamento de Trânsito e Guarda Municipal, e secretarias como Habitação (Sehab), Serviços Públicos (Sesep), Saúde (Sesau) e Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes).

O chefe de operações da Defesa Civil, Bruno Angeli, disse que a iniciativa atendeu o propósito e que a evacuação demorou 19 minutos. “Tivemos uma boa adesão e ainda o reforço das crianças e jovens que são grande replicadores dentro de casa. Mas é importante que a comunidade participe ainda mais porque o treinamento é fundamental em caso de emergência”.

Próximos simulados

Até o próximo dia 3 de dezembro outros sete simulados serão realizados ao longo de áreas de risco. O objetivo é simular uma atuação preventiva anterior a ocorrência de eventos climáticos danosos que envolvem movimentação de terra ou inundações bruscas.

O treinamento começa sempre às 9h e vai chegar a Juquehy, Jaraguá, Boiçucanga, Topolândia/Olaria, Morro do Abrigo, Itatinga e Maresias. Lembrando que os preceitos para o simulado são marcação de rotas de fuga, áreas de deslizamento ou escorregamento de terra, alagamentos, sinalização de bueiros e ponto seguro.

A evacuação ocorre com base nas atualizações do Plano de Contingência das Defesa Civil (Plamcon), onde os moradores das áreas vão para o chamado ponto seguro, que pode ser quadras de escolas e ginásios que possuem cobertura, banheiro e água.

Confira os locais dos próximos simulados e pontos seguros

 

7/11 – Juquehy

Ruas a serem evacuadas –  Ladislau Serafim dos Santos, Vila Robson, Benedito Lopes de Araújo e Avenida Maurício Benedito Faustino.

Ponto Seguro: Estacionamento da USF II Juquehy, Avenida Dr. Manoel Hipólito do Rego, 2.640

 

12/11 – Jaraguá

Ruas a serem evacuadas –  Avenida Dario Leite Carrijo (a partir do nº 2.941 até próximo ao ginásio) e Rua da Passagem.

Ponto Seguro: Ginásio Municipal de Esportes Solange dos Santos (Ginásio do Jaraguá), Avenida Dario Leite Carrijo, 2.269

 

14/11 – Boiçucanga

Ruas a serem evacuadas – Tropicanga, Itajubá, Romualdo de Matos, Rio Pequeno e Ato de Matos

Ponto Seguro: Ginásio Municipal Astrogildo Gomes de Oliveira (Ginásio do Cascalho). Rua: Tropicanga, 22

 

19/11 – Topolândia/Olaria

Ruas a serem evacuadas: São Tomé e Travessa São Tomé,

Ponto Seguro: E.M. Profª Verena de Oliveira Dória, Rua Onofre Santos, 720

 

26/11 – Morro do Abrigo

Ruas a serem evacuadas: José Justino Moreira, Travessa Sebastião Barão e  José L. Aguiar

Ponto Seguro: Escola Municipal Prof. Walfrido Maciel Monteiro (Ginásio), Travessa Guaratinguetá, 36

 

28/11 – Itatinga

Ruas a serem evacuadas:  Vereador Francisco Luciano Nogueira, Travessa Francisco Luciano, Rua da Amizade, Antônio Pereira da Silva

Ponto Seguro: Arena Amaro Buarque Sampaio (Ginásio da Topolândia), Rua: Antônio Pereira da Silva, 188

 

3/12 – Maresias

Ruas a serem evacuadas: Caraguatá e Porto Seguro

Ponto Seguro: E.M. Profª. Edileusa Brasil Soares de Souza (Ginásio), Rua Agatha Cristynne Anderson,33

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.