Agentes Mirins da Defesa Civil de São Sebastião participam de simulado de evacuação de área de risco no Itatinga
Uma novidade nas séries de simulados de evacuação de áreas de risco de São Sebastião é a participação dos Agentes Mirins da Defesa Civil. Nesta quinta-feira, quatro jovens da Escola Municipal Profª. Patrícia Viviani Santana, na Topolândia, acompanharam as equipes que foram atender moradores do Itatinga.
Enzo Gouveia da Rocha Coutinho, 13 anos, Riyadh Silvério Pereira, 13, Jorge Henrique do Carmo, 14 anos, e Nathan Richard Oliveira dos Santos, 14, foram acompanhados do coordenador do projeto na Secretaria da Educação (SEDUC), o professor Rodrigo Ferreira dos Santos, entender como funciona o ‘convencimento’ dos moradores para sair de casa em situações críticas.
“Eu gostei muito, é bem interessante”, disse Enzo Coutinho. Já tendo sentido na pele o que é morar em uma área de risco, Jorge Henrique lembra que sua mãe precisou ser retirada de casa por conta de escorregamento de terra. Na ocasião, ele estava na casa da avó e também precisou sair de casa. “Agora vou aprender mais para ajudar a minha comunidade”.
Rodrigo destaca a importância dessa ação junto às escolas para que os jovens também possam ser replicadores em momentos críticos. “Na escola, eles terão palestras e participarão de simulados para estarem bem preparados”, explicou.
No simulado do Itatinga, foram atendidas 18 famílias e 21 pessoas, sendo 18 adultos, uma criança e dois idosos. Um deles foi seu Sebastião José das Silva, 75 anos, dos quais 32 morando acima do Morro do Juramento. Ele conta que já participou de outros treinamentos e acha importante saber para onde ir em caso de emergência.
Para o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos, esses simulados são para deixar a comunidade preparada, saber para onde ir em caso de necessidade, além de preparar os voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil do bairro (Nudec) que podem ser os primeiros a chegar em uma ocorrência e saber como agir.
Além das equipes da Defesa Civil e Trânsito, da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e da SEDUC, também estiveram presentes servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Governo (SEGOV), Serviços Públicos (SESEP) e Fundo Social.
Neste ano, a Defesa Civil já realizou o simulado de evacuação na Vila Pernambuco (Juquehy), Vila Sahy, Boiçucanga, Toque-Toque Pequeno e agora no Itatinga. Os próximos serão no Morro do Abrigo e no Canto do Mar.
Confira as datas dos próximos simulados
5 de setembro – (quinta-feira) – Morro do Abrigo
Avenida Bernardo Cardim Neto, 860, em frente ao espaço da Folia de Reis
19 de setembro – (terça-feira) – Canto do Mar
Rua Parque, 30, Escola Municipal Professora Joana Alves dos Reis