Alunos de Caraguatatuba tomam posse na 4ª edição da Câmara Jovem

Pais, familiares, amigos e professores lotaram o plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba na noite de segunda-feira (2) para acompanhar a solenidade de posse e diplomação dos 15 alunos das redes municipal e privada de ensino, e seus respectivos suplentes, na 4ª edição do projeto Câmara Jovem.

A Câmara Jovem Caraguatatubense, instituída pelo Programa Jovem Legislador, tem o objetivo de oferecer aos jovens estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas e particulares, lições de cidadania e democracia por meio da vivência de processo democrático mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

A solenidade de posse foi conduzida pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), que emocionado, ressaltou sua satisfação pessoal pelo projeto e parabenizou os alunos, seus familiares e todos os envolvidos no projeto.

Após a composição da mesa pelas autoridades e pelos jovens vereadores, titulares e suplentes entoaram o termo de compromisso, sendo o ato de posse declarado pelo presidente da Câmara. Com a diplomação dos titulares e suplentes, cada um dos 15 eleitos dirigiu-se à tribuna para uma breve apresentação.

Na sequência, o grupo se reuniu para eleger a própria mesa diretora, que terá a seguinte composição nesta 4ª edição: Sabrina Garcia Gonçalves, da EMEF Profª Antônia Antunes Arouca, que presidirá a Câmara Jovem; Mariana Natali de Oliveira Farias, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, eleita como vice-presidente; como 1ª e 2º secretários, assumem os alunos Yohana Yuki Correa, do CBIC e Caio Henrique Bezerra, da EMEF Profº Euclydes Ferreira.

Em prosseguimento à cerimônia, a presidente da Câmara Jovem, Sabrina Gonçalves, em sua primeira participação, convidou a secretária municipal de Educação, Márcia Paiva, para fazer uso da palavra. Em sua fala a secretária expressou sua satisfação e alegria com a retomada do projeto, após o período de pandemia. Cumprimentou o vice-prefeito, Dr. José Ernesto, que no ato de solenidade representou o prefeito municipal, Aguilar Junior, e a todas as autoridades presentes. Ela parabenizou o presidente Tato Aguilar pelo sucesso do projeto, que já alcançou proposituras aprovadas na Câmara, com implementação de projeto na rede municipal de ensino. Cumprimentou também os professores orientadores, equipes gestoras e todos os presentes.

A secretária destacou a importância da participação dos pais e familiares na vida escolar, ressaltou que esse foi um legado positivo da pandemia, que por necessidade, trouxe os pais para mais próximo das atividades escolares. “Essa parceria é de extrema importância e temos procurado conscientizar a todos sobre a importância de que seja mantida”, disse.

Aos jovens vereadores, ela expressou sua alegria em partilhar desse importante momento, que certamente fará muita diferença em suas vidas e sua formação.

O projeto Câmara Jovem de Caraguatatuba é coordenado pelo assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da secretária, Márcia Paiva, do setor de Programas e Projetos, além das equipes gestoras e professores orientadores das unidades escolares envolvidas.

Participam dessa legislatura as seguintes unidades escolares municipais: EMEF Profª Antonia Antunes Arouca; EMEF Profª Jane Urbano Focesi; EMEF Profº Euclydes Ferreira; EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira; EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira; Emef Prof. Antônio Freitas de Avelar; Emef Profª Maria Aparecida Ujio; CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz; EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz; EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho; EMEF Profº Luis Silvar do Prado. Da rede privada participam os colégios Objetivo, Tableau e CBIC.

 

Deixe um comentário