Câmara de Ilhabela derruba Veto do Executivo ao PL para a criação do Conselho de Esportes

Nesta quarta-feira (12/4), os Vereadores foram contra o Veto sob o Projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal de Esportes, em substituição a Lei 701/1997. Segundo o autor do PL, Vereador Anísio Oliveira (DEM), a propositura tem como objetivo atualizar a legislação municipal voltada para os esportistas, para garantir que todos tenham voz na elaboração de novas políticas públicas.

O PL, que já estava em fase de sanção do Executivo, recebeu Veto por vício de iniciativa – quando a propositura deve partir do Executivo e não do Legislativo. “Desde 2017, conversei com o Esporte, o jurídico, o gabinete, começamos a elaborar uma proposta, mas não andou via Prefeitura. Então chamei os esportistas, montamos uma comissão e fizemos toda sua atualização e apresentei via Câmara, no qual foi aprovado”, explicou o vereador Anísio Oliveira.

De acordo com o parlamentar, a Lei em vigor está  defasada e isso impede que seja realizada uma nova eleição. “Não é um projeto que cria despesa, obrigação. É só a criação de um Conselho, que já existiu. O Secretário de Esportes é super favorável a isso. Ele falou vai lá Anísio faça lá, que nós precisamos dessa Lei atualizada para conseguirmos criar o nosso Conselho”, contou.

Sem a alteração da Lei, os atletas não possuem legalmente voz para interferir sobre as ações do esporte no município. Dentre todas as reivindicações apontadas por ele, os esportistas precisam ter o direito de participar das decisões.  “Quem vai julgar o calendário esportivo? Quem vai votar as bolsas atletas? Quem julga? Vamos mudar para o Conselho de Esportes. Vamos trazer a comunidade esportiva. É a criação de um Conselho, vai aumentar a democracia no esporte, a participação popular. Não vejo objeção nenhuma nesse projeto. E vou brigar muito para ser implantado”, enfatizou.

Em resposta ao Vereador Luiz Paladino, que questionou se após o veto alguém da prefeitura tentou falar sobre o Projeto de Lei, Anísio Oliveira foi taxativo e negou qualquer tentativa. Com a votação contrária unânime ao Veto, a Lei deve ser promulgada pelo Presidente da Câmara Marquinhos Guti.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ambulantes licenciados têm até 30 de novembro para renovar licença de 2026

O Governo Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, informa que todos os…

16 minutos ago

Polícia Militar prende três homens por tráfico de drogas em Ilhabela

Na tarde desta quinta-feira (20), policiais do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam…

1 hora ago

Fundo Social de Caraguatatuba lança Natal de Sorrisos e convida população a adotar desejos de crianças acolhidas

O Fundo Social de Caraguatatuba deu início à Campanha Natal de Sorrisos, uma ação solidária…

3 horas ago

Sabesp faz mutirão neste sábado para ampliar acesso à água potável e coleta de esgoto na Vila Sahy

Atendimento especial busca acelerar acesso seguro e regular ao saneamento. A Sabesp está avançando em…

3 horas ago

Polícia Militar recupera motos roubadas e prende quatro pessoas na região Sul de Caraguatatuba

Uma ação deflagrada pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (19), deteve quatro pessoas por…

2 dias ago

Vereadora Cássia do PT critica precariedade do transporte público em Caraguatatuba

A vereadora Cássia, do Partido dos Trabalhadores (PT), destacou em entrevista ao Jornal Repórter Online…

2 dias ago