Câmara de Ilhabela derruba Veto do Executivo ao PL para a criação do Conselho de Esportes

Nesta quarta-feira (12/4), os Vereadores foram contra o Veto sob o Projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal de Esportes, em substituição a Lei 701/1997. Segundo o autor do PL, Vereador Anísio Oliveira (DEM), a propositura tem como objetivo atualizar a legislação municipal voltada para os esportistas, para garantir que todos tenham voz na elaboração de novas políticas públicas.

O PL, que já estava em fase de sanção do Executivo, recebeu Veto por vício de iniciativa – quando a propositura deve partir do Executivo e não do Legislativo. “Desde 2017, conversei com o Esporte, o jurídico, o gabinete, começamos a elaborar uma proposta, mas não andou via Prefeitura. Então chamei os esportistas, montamos uma comissão e fizemos toda sua atualização e apresentei via Câmara, no qual foi aprovado”, explicou o vereador Anísio Oliveira.

De acordo com o parlamentar, a Lei em vigor está  defasada e isso impede que seja realizada uma nova eleição. “Não é um projeto que cria despesa, obrigação. É só a criação de um Conselho, que já existiu. O Secretário de Esportes é super favorável a isso. Ele falou vai lá Anísio faça lá, que nós precisamos dessa Lei atualizada para conseguirmos criar o nosso Conselho”, contou.

Sem a alteração da Lei, os atletas não possuem legalmente voz para interferir sobre as ações do esporte no município. Dentre todas as reivindicações apontadas por ele, os esportistas precisam ter o direito de participar das decisões.  “Quem vai julgar o calendário esportivo? Quem vai votar as bolsas atletas? Quem julga? Vamos mudar para o Conselho de Esportes. Vamos trazer a comunidade esportiva. É a criação de um Conselho, vai aumentar a democracia no esporte, a participação popular. Não vejo objeção nenhuma nesse projeto. E vou brigar muito para ser implantado”, enfatizou.

Em resposta ao Vereador Luiz Paladino, que questionou se após o veto alguém da prefeitura tentou falar sobre o Projeto de Lei, Anísio Oliveira foi taxativo e negou qualquer tentativa. Com a votação contrária unânime ao Veto, a Lei deve ser promulgada pelo Presidente da Câmara Marquinhos Guti.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

PF faz operação para desarticular organização que desviou produtos químicos para o tráfico; Caraguatatuba é um dos alvos

As empresas utilizadas pela organização criminosa chegaram a movimentar 550 toneladas de cafeína A Polícia…

28 minutos ago

Prazo para regularização com a Anistia Fiscal termina na quarta-feira

Termina nesta quarta-feira (13/8), o prazo para que o contribuinte inadimplente faça a regularização de seus…

13 horas ago

PAT de Caraguá começa a semana com 261 oportunidades de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) começa a semana com 261 oportunidades…

14 horas ago

Veículo fica destruído após pegar fogo no bairro Barranco Alto, em Caraguatatuba

A Polícia Civil de Caraguatatuba vai investigar as causas de um incêndio que destruiu um…

14 horas ago

Furto de hidrômetro deixa condomínio sem água no bairro Itaguá, em Ubatuba

Na manhã de sábado (9/8), moradores de um condomínio no bairro Itaguá, em Ubatuba, enfrentaram…

17 horas ago

Prefeitura de Ilhabela realiza audiências públicas para discutir a Lei Orçamentária Anual de 2026

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Gestão Financeira, realizará, nos dias 28, 29…

18 horas ago