Câmara de Ilhabela indica melhorias em obras, serviços e instalações por toda a cidade

Durante sessão ordinária da última terça-feira (15/06), os Vereadores de Ilhabela apresentaram suas indicações ao Executivo Municipal, recomendando melhorias em obras, serviços e instalações por toda a cidade. Confira as proposituras e acompanhe os trabalhos legislativos dos parlamentares:

Horário exclusivo para crianças na pista de skate – A presidente da Câmara, vereadora Diana Matarazzo, indicou a criação de um horário exclusivo para crianças utilizarem a pista de Skate, com exigência de equipamentos de segurança e disponibilização de vigia. A parlamentar recomendou que das 8h às 13h, nos finais de semana e feriados, o espaço seja utilizado apenas por crianças de até 12 anos. Diana ressaltou que o skate é um dos esportes mais indicados para as crianças, pois além dos benefícios físicos, desenvolve agilidade e raciocínio rápido, mas deve ser praticado com segurança. Para a vereadora, a criação de um horário exclusivo é uma forma do Poder Público incentivar a prática desse esporte sem colocar em risco a integridade física das crianças. E para garantir esse direito às crianças, é necessária a presença de um vigia durante o horário destinado.

Instalação de lixeira – O Vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado) recomendou a instalação de lixeira comunitária na Rua da Cachoeira, esquina com a Rua Jacaraci, altura do número 52, na Barra Velha. Segundo o par, o local não possui lixeira adequada e os moradores depositam lixo no chão, atraindo insetos e roedores. Alessandro ressaltou a importância das lixeiras para que os moradores façam o descarte correto do lixo, contribuindo com os coletores e a limpeza da localidade.

Construção de parapeito em ponte – Alessandro sugeriu a manutenção, bem como a construção de parapeito, na ponte localizada na Rua da Cachoeira, na Barra Velha. De acordo com o parlamentar, a ponte se encontra com os parapeitos danificados e alguns lugares não possuem proteção, oferecendo riscos de queda aos pedestres. Na oportunidade, Alessandro ainda sugeriu a manutenção da via que está com buracos e desníveis que causa grandes transtornos.

Revitalização de calçamento – Alessandro também indicou a revitalização do calçamento em toda extensão da Rua da Cachoeira, na Barra Velha. A via está com o calçamento em péssimas condições, com muitos desníveis, principalmente no trecho próximo a ponte. O par relatou que a falta de manutenção tem causado transtornos aos moradores e danos aos veículos, desse modo, a realização do serviço é de extrema importância e urgência, visto a situação precária da rua.

Melhorias no calçamento – Alessandro recomendou melhorias no calçamento entre os números 193 e 415, da Rua Luiz Barreto Barbosa, no bairro Santa Tereza. De acordo com o vereador, a via é de pedras e está em condições precárias, com muitos desníveis e buracos devido a falta de manutenção.

Instalação de iluminação pública – Alessandro indicou a instalação de braços metálicos com iluminação nos postes localizados a partir do número 173 da Rua do Libertador, na Barra Velha. O vereador relatou que no local não possui iluminação, o que tem causando dificuldade aos moradores para transitar, além da insegurança gerada pela falta de luz.

Escadas de acesso a praia – Alessandro sugeriu melhorias na escada de acesso a praia da Ilha das Cabras. O parlamentar constatou que a escada está em péssimas condições, colocando em risco a segurança dos trabalhadores e banhistas que fazem uso do local. Segundo Alessandro, a manutenção da escada é necessária, com a troca das madeiras, reforço na estrutura ou construção de uma nova escada de concreto.

Limpeza em córrego – O Vereador Ezequiel Alves (Ezequiel Cabeleireiro) indicou a limpeza e capina do córrego na Rua Francisco Gomes da Silva Prado, no bairro Santa Teresa. O par ressaltou que foi procurado por moradores que relataram a necessidade do serviço por toda extensão da via. De acordo com Ezequiel, o local se encontra com grande quantidade de mato e sujeira, o que tem causado o aparecimento de animais peçonhentos e roedores.

Contenção de barranco – Ezequiel recomendou a contenção do barranco localizado na Rua Benedito Mariano Leite, na altura do n° 70, na Barra Velha. O vereador constatou que o barranco vem tomando conta da calçada, bloqueando a passagem dos pedestres, sendo preciso transitar pela via, colocando-os em risco de acidentes. O par ainda enfatizou que no local há grande fluxo de carros e pedestres e a indicação visa garantir a segurança dos munícipes e dos que trafegam pela localidade.

Manutenção na ponte em Castelhanos – Ezequiel indicou a manutenção na ponte de acesso a Praia de Castelhanos. De acordo com o parlamentar, a pedido dos moradores pode constatar que a ponte necessita de manutenção e reparos, as madeiras estão soltas e com buracos, o que pode causar graves acidentes.

Sinalização de trânsito – O Vereador Felipe Gomes sugeriu o reforço da sinalização de trânsito, com a pintura de faixa de pedestre e guias, na Rua Angelina Pinto De Oliveira, no bairro da Água Branca. Segundo o parlamentar, além do trânsito local, existem três escolas nas proximidades, o que impacta uma grande circulação de pessoas e veículos. Felipe enfatizou que o reforço na sinalização tem a finalidade de deixar os motoristas mais atentos e evitar possíveis acidentes.

Denominação de via pública – O vereador José Pereira (Zé Preto) indicou a nomeação da “Travessa João do Coco”, localizada na Barra Velha. O par relatou que João Francisco dos Santos Filho, popularmente conhecido como “João do Coco”, nasceu em Ilhabela, onde cresceu e construiu sua vida. João era dono de muitas terras, inclusive do local onde está localizada a travessa em questão. De acordo com o vereador, a nomeação da travessa é muito importante, visto que a ausência dessa identidade dificulta a vida das famílias que ali residem, considerando que não conseguem receber correspondências e solicitar a instalação de iluminação pública e água, além de ser uma oportunidade de prestar merecida homenagem ao João do Coco.

Deixe um comentário