‘Caraguá Feliz em Preservar’: mais de 430 kg de resíduos são recolhidos por equipe de limpeza de costeira

A equipe de limpeza de costeiras designada pela Prefeitura de Caraguatatuba para atuar na campanha ‘Caraguá Feliz em Preservar’ já recolheu, em uma semana de serviço, 431 kg de resíduos descartados irregularmente.

Em média, a equipe tem coletado 86 kg de lixos por dia e esse serviço é realizado de forma constante em diversos locais. O objetivo é preservar as regiões de costeira, onde se acumula grande parte dos resíduos jogados nos rios e mares.

Os materiais mais comuns encontrados nesses pontos foram sacos plásticos, latas e garrafas plásticas de refrigerante, bitucas de cigarros e marmitex de isopor vazios.

Já foram contemplados sete dos locais programados para a ação, como o leito do Rio Guaxinduba, Canto Bravo, Rio Lagoa, Tabatinga, Mococa, Cocanha e Praia do Garcez, onde fica a pedra da Freira.

Colaboradores com camisetas da campanha erguem placas de conscientização ambiental (Foto: Divulgação/PMC)

A Prefeitura reforça que a cidade realiza, ao longo de todo ano, diferentes campanhas e ações que promovem a conscientização e o senso de reponsabilidade para com o meio ambiente. Além disso, incentiva o descarte correto dos resíduos por meio da instalação de lixeiras e caçambas nas orlas das praias, bem como as bituqueiras colocadas em pontos estratégicos.

E para auxiliar na campanha de maneira informativa, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca aliou um grupo específico para educação ambiental.

Essa equipe desempenha a função de informar e orientar os munícipes e turistas para as medidas mais conscientes neste verão, aproveitando a oportunidade para apresentar os projetos ambientais adotados pela Prefeitura.

O grupo já alcançou mais de 1.200 pessoas em uma semana de campanha. Eles já atuaram nas praias da Martim de Sá, Indaiá, Centro, Prainha, Tabatinga, Mococa e na Praça Diógenes Ribeiro de Lima.

A realização do projeto é possível devido a aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que abraçou a iniciativa e destinou recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

 

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!