Caraguatatuba busca adesão do Selo Pleno de cidade “Amiga do Idoso”

Caraguatatuba alcançou o Selo Intermediário de município “Amigo do Idoso”, no final do mês de novembro. A ação objetiva a adoção de políticas públicas e de melhorias no atendimento ao idoso. Atualmente é a única cidade do Vale do Paraíba e Litoral Norte a alcançar o programa. A meta é que em 2019 receba o Selo Pleno.

Dos 641 municípios do Estado de São Paulo a aderirem ao Programa, 264 possuem o Selo Inicial e quatro possuem o Selo Intermediário, sendo um deles Caraguatatuba. Além disso, o município é o único do Litoral Norte e do Vale do Paraíba a dispor desse mérito.

“Falta apenas uma ação, o diagnóstico do município, para que nos tornemos “Cidade Amiga do Idoso”, explica o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Leonardo Macedo.

Para aderir ao Selo Intermediário foi necessário realizar diversas ações, como Cadastro dos idosos no CadÚnico; Programa de Qualificação e Formação dos funcionários envolvidos no transporte público; Representantes idosos nos Conselhos Municipais da Assistência Social e Saúde.

Além de desenvolver ações para ampliar a cobertura dos idosos que tem direito ao Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS; ações de saúde ocular, auditiva e bucal para idosos; fiscalizar as Instituições de Longa Permanência; atendimento domiciliar para idosos, dentre outros.

Com a obtenção do Selo Pleno é disponibilizado pelo Governo do Estado recursos financeiros para implantação dos projetos relacionados à efetivação das Cidades Amigas do Idoso, como ampliação dos Centros Dia e de Convivência.

Caraguatatuba foi declarada em 2005 como Cidade Amiga do Idoso, por meio do decreto municipal 140/2005 de autoria do Prefeito José Pereira de Aguilar.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!