Caraguatatuba celebra Hora do Mamaço com mais de 300 participantes

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada entre os dias 1º e 7 de agosto, foi celebrada pela Prefeitura de Caraguatatuba com a Hora do Mamaço, neste sábado (04/08), no Serramar Shopping. O evento contou com a presença de mais de 300 pessoas entre mães, apoiadores do aleitamento materno e envolvidos.

Com o tema “Amamentação é a base da vida”, a SMAM deste ano visa promover ações conjuntas em prol da amamentação, no sentido de fortalecer as políticas e programas de aleitamento materno e alimentação infantil. O evento contou com a participação do Coral Chorus Vocalis, regido pelo maestro Fernando Montemor.

Uma das participantes, Fabrízia Evangelista, 32 anos, mãe de Maria, de três meses, que mama exclusivamente no peito, fala sobre a importância da amamentação. “Com minha primeira filha, eu não pude amamentar. Hoje, a Maria, que só mama no peito, é uma criança de três meses com carinha de cinco. Super saudável, tranquila, que não fica doente. Amamentação no peito é tudo de bom. Insistam, pois não é fácil, mas os benefícios são infinitos e se refletem por toda a vida da criança”, afirma.

Pais também estiveram presentes para apoiar a causa. Fabrício, pai de Arthur de nove meses, conta que o neném mamou exclusivamente no peito até os seis meses. “Mesmo agora, com nove meses, ele continua mamando. A amamentação vem refletindo na imunidade dele, pois fica menos doente. Além disso, eu como pai, vejo que o suporte da presença paterna; no aspecto moral, principalmente, reforça a importância deste vínculo do bebê com a mãe. Agradecemos muito ao Ceami e a enfermeira Ana Cláudia, que foi até nossa casa e nos deu todo suporte necessário e fundamental nesta nova fase”, destacou, Fabrício, esposo de Cláudia Balassi.

1º Fórum de Aleitamento Materno

Nesta terça-feira (07), das 8h às 17h, para dar continuidade as ações da semana, será realizado o 1º Fórum de Aleitamento Materno. Durante o evento, serão arrecadados frascos de vidro com tampa plástica, que serão utilizados no Banco de Leite.

O Fórum acontecerá no Teatro Municipal Mário Covas com as seguintes palestras:

– 9h: “Benefícios do aleitamento materno”, com a pediatra e integrante do Comitê Municipal de Investigação de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Ubatuba, Dra. Márcia de Carvalho Pinto;

– 10h30: “Leite materno padrão ouro na nutrição do lactente”, com a pediatra e cofundadora do CIAMA (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) e Banco de Leite Humano de São Sebastião, Dra. Flávia Martinelli Ramos;

– 11h30: “Apresentação do Banco de Alimentos e importância da introdução da alimentação saudável para menores de 2 anos”, com a nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Caraguatatuba, Fernanda Cardoso;

– 13h30: “O desmame precoce e o desenvolvimento infantil no contexto da sociedade e das relações familiares”, com o pediatra, especialista em pediatria social e comunitária pelo Centro Internacional da Infância de Paris (França) e autor de 19 livros sobre desenvolvimento infantil, Dr. José Martins Filho;

– 15h: “Importância do leite materno para prematuros”, com a pediatra neotalogista da Casa de Saúde Stella Maris e especialista em pediatria e UTI Pediátrica, plantonista da UTI Neonatal de Caraguatatuba, Dra. Yara Ota.

– 15h45: Apresentação do Banco de Leite Humano, com a Enfª Ana Cláudia F. O. Tripac Coordenadora Unidade Centro de Atendimento Materno Infantil – CEAMI e Banco de Leite Humano.

– 16h: Apresentação de Coral, com os alunos do Profº Montemor

– 16h30: Encerramento

Serviço:

Banco de Leite Humano de Caraguatatuba / Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI)

Avenida Maranhão, n. 451 – 1º andar
Jardim Primavera
Edifício Dr. Luiz Roberto Barradas Barata – Telefone: 3897-2102

Teatro Mário Covas
Avenida Goiás, 187
Indaiá

Deixe uma resposta