Caraguatatuba confirma a morte de oito macacos no Parque Estadual da Serra do Mar

Secretário de Saúde recomendou através de um oficio ao Governo do Estado que o Parque seja fechado para visitação  

Nesta quarta-feira (15/08), em reunião no Parque Estadual da Serra do Mar com gestores do local, o secretário de Saúde, Amauri Toledo, recomendou que o lugar seja fechado até segunda ordem para evitar que pessoas não vacinadas contra Febre Amarela circulem pelo local e sejam contaminadas com o vírus.

A recomendação ocorreu depois da morte suspeita por Febre Amarela de oito macacos da espécie Bugio (espécie já em extinção) no local desde a última sexta-feira (10) até esta quarta-feira. O veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba informa que os grupos de macacos mortos foram encontrados na área do Parque Estadual do Horto Florestal no bairro Rio do Ouro e próximo à Rodovia dos Tamoios.

“Nesta terça-feira (14), foi possível realizar a necropsia em três destes animais e, pela análise, já foi confirmada a morte dos três por Febre Amarela. Ainda assim, todo material coletado foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz, que confirmará a causa morte destes animais em cerca de uma semana, mas tudo indica que a causa morte de todos foi a mesma”, relatou Guilherme.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba informa que não há casos de morte em humanos registrada no município. Até a última quinta-feira (09), foram vacinadas em Caraguatatuba 78.414 pessoas, o equivalente a 87,51% do público alvo da campanha, que deve atingir o mínimo de 95% para que a população esteja de fato protegida, segundo recomendação do Ministério da Saúde.

Ações

 Nesta quinta-feira (16), agentes comunitários de Saúde, supervisores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Epidemiológica e demais áreas passarão por treinamento para atuarem no Programa Multiaçã, deste sábado (18), no bairro Rio do Ouro para vacinarem contra Febre Amarela a população local.

O evento acontecerá na Emef Aída de Castro Grazioli e contará com uma equipe de vacinação no local; além de carros da Secretaria de Saúde que irão realizar o casa a casa também no mesmo bairro com foco na imunização do máximo de pessoas.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, afirma que todos precisam colaborar e vacinar-se. “Nós queremos pedir a todos que não tomaram a vacina contra Febre Amarela, por favor, tomem. Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estão vacinando e, neste sábado, estaremos no Rio do Ouro realizando o casa a casa e no Multiação. Por favor, vacinem-se. Isto é muito importante”, destacou.

Deixe um comentário