Caraguatatuba inicia aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 para profissionais da linha de frente

Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caraguatatuba começaram a receber na manhã desta quarta-feira (17) a segunda dose da vacina contra a Covid-19 na própria base central da equipe, localizada no Jardim Primavera.

As doses foram encaminhadas à base do SAMU pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau).

A intenção é aplicar a segunda dose da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em todos os profissionais do SAMU, entre eles, médicos, condutores, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão de plantão nas bases (central, sul e norte) ou não até a tarde de hoje (17).

Segundo o coordenador de enfermagem e responsável técnico do SAMU, Marcelo Santana, a vacinação contra a Covid-19 é mais um adendo no combate à doença, além de ser uma forma de prevenção de toda a equipe. “A vacina tem intenção de nos dar mais segurança, já que somos da linha de frente”, disse.

Mesmo com a aplicação da segunda dose, Marcelo garantiu que o SAMU ainda vai continuar seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, porque “o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e as medidas tomadas desde o início da pandemia da Covid fizeram o número de profissionais contaminados pela doença ser baixo”.

De acordo com o coordenador, apenas sete dos 65 profissionais do SAMU do município testaram positivo para o novo coronavírus. “O nosso índice de afastamento foi muito pequeno por conta dos cuidados e pela adesão por parte dos nossos profissionais. Por isso, essas medidas ainda prevalecem em todas as nossas bases e ambulâncias”, afirmou.

Segunda dose da vacina para linha de frente

Além do SAMU, a Vigilância Epidemiológica já encaminhou as doses da vacina CoronaVac às instituições para vacinarem seus profissionais da linha de frente do combate à Covid-19, que já receberam a primeira dose da vacina no mês passado.

Esses profissionais serão imunizados com a segunda dose da vacina ao longo da semana em suas próprias instituições (UPA Covid; Hospital Santos Dumont – Unimed; Hospital Regional de Caraguatatuba e Casa de Saúde Stella Maris).

Deixe um comentário