Caraguatatuba promove capacitação sobre o coronavírus para profissionais de Saúde do município

Preocupada com a confirmação de um caso positivo para o Covid-19, doença respiratória causada pelo novo Coronavírus na cidade de São Paulo – único confirmado no Brasil até o momento – a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma capacitação sobre a nova doença a profissionais da rede pública e particular de Saúde do município na próxima quarta-feira (04/03) no Auditório da Secretaria de Saúde.

O objetivo da ação é estabelecer entre os profissionais envolvidos o fluxo de notificação; de coleta de materiais e esclarecer sobre a doença e seus meios de transmissão. Assim como dialogar sobre os meios de prevenção e assistência ao paciente em possíveis casos suspeitos da nova doença.

A apresentação será ministrada pela médica Érika Tessari Lanzillo, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba e será exclusiva a convidados da pasta.

Cerca de 30 profissionais participarão da capacitação, entre eles, coordenadores médicos da Secretaria de Saúde, enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Além disso, serão também convidados profissionais da Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Santos Dumont, São Camilo e responsáveis técnicos de laboratórios. Responsáveis pela limpeza de hospitais e clínicas do município também estarão presentes.

O Brasil tem 132 casos suspeitos de Coronavírus, de acordo com balanço do Ministério da Saúde divulgado na quinta-feira (27). Na quarta-feira, o governo federal confirmou o primeiro caso positivo de Coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos e veio da Itália.

Prevenção

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que, desde o início do ano, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caraguatatuba, assim como demais unidades de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município foram notificados com instruções preventivas elaboradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo contra o novo Coronavírus.

As instruções são parte do boletim epidemiológico emitido pelo Governo do Estado de São Paulo, que também prepara equipes médicas para o atendimento de casos suspeitos.

Além de instituições municipais, foram notificadas clínicas particulares, Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Santos Dumont, Clínica São Camilo e todos os responsáveis por atendimento em saúde na cidade.

Prefeitura de Caraguatatuba informa que não há nenhum caso suspeito, mas ainda assim, todos os cuidados contra o Coronavírus já estão sendo tomados. Este novo vírus trata-se de uma grande família viral, conhecida desde meados dos anos 1960, que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Campanha Contra Gripe

O governador João Doria confirmou nesta quinta-feira (27) a antecipação da produção de vacinas contra gripe pelo Instituto Butantan, que será ampliada para 75 milhões de doses em 2020. Por isso, a campanha de imunização contra a gripe em São Paulo será antecipada em 23 dias antes do prazo inicialmente planejado, começando em 23 de março.

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba aguarda ainda informações oficiais sobre a antecipação da campanha e divulgará novas datas assim que formalizado o pedido do Estado.

A medida foi decidida em conjunto com o Ministério da Saúde e o Centro de Contingência do Estado de São Paulo para o Novo Coronavírus. O Instituto Butantan vai entregar 13% a mais de vacinas em 2020 do que no ano passado.

Deixe um comentário